Graduações tecnológicas da UFPI são opção para candidatos ao SISU 2023.1

Imprimir
Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 17h14

portico_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Cursos técnólogos da UFPI estão presentes no SISU 2023.1

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá mais de 3 mil vagas no SISU 2023.1, sendo a instituição piauiense que mais oferta oportunidades no Sistema no primeiro semestre de 2023. Serão disponibilizadas 3062 vagas em 69 cursos de nível superior dos campi de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina. Dentre as oportunidades, haverá 190 vagas em três cursos de nível superior tecnológicos: as graduações em Gestão de Dados e Energias Renováveis, ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), com 75 vagas cada uma; e o Curso Tecnólogo em Agroecologia, primeira graduação ofertada pelo Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), com 40 vagas, na modalidade presencial. No SISU 2023, as ofertas de vagas das graduações tecnólógicas serão exclusivas para o primeiro semestre. É preciso estar atento.

O coordenador do curso Tecnólogo em Energias Renováveis, Prof. Idelmir Ferreira dos Santos, conta que, em função de o Piauí ser destaque na expansão de energias renováveis, é necessária a presença de um curso para formar profissionais capacitados que possam atender à procura crescente da produção de energias sustentáveis. Comenta também que há bastante interesse pelo curso e informa que aqueles que não conseguiram se inscrever no período passado, não deixem de aproveitar a nova oferta no SISU 2023.1 para ingressar no curso. 

Por conta da grande demanda, o coordenador ainda cita uma série de aprimoramentos, como a equiparação de laboratórios, compra de drones para mapeamento de radiação solar e de bancadas para ensinar aos alunos a questão do bombeamento eólico. “Todas essas novidades são necessárias para entregarmos uma educação de altíssima qualidade para os discentes e dar suporte nas áreas que o aluno mais precisa de reforço”, pontua. 

Com a finalidade de desenvolver o mercado local em algumas áreas econômicas do estado, trazendo a ciência de dados como norte para tomadas de decisões mais assertivas, o curso de Tecnologia em Gestão de Dados envolve Tecnologia e Administração. O prof. Ivenilton Moura, coordenador do curso, destaca que as disciplinas foram pensadas para beneficiar diversas áreas econômicas. “O curso tem certificado de qualidade a partir do primeiro ano, possibilitando a entrada no mercado de trabalho. É voltado para o máximo de atividades a distância facilitando o acesso dos alunos que estão distantes e por fim temos na nossa grade curricular disciplinas que aperfeiçoam o estudante nas áreas econômicas notórias do estado do Piauí, seja ela turismo, agronegócio, comércio ou saúde”, afirma. 

Na modalidade  presencial, o curso tecnólogo em Agroecologia tem como objetivo analisar e executar as melhores formas técnicas de preparo da agricultura de forma sustentável com os recursos do nosso estado.  “Hoje a agroecologia é um estilo de vida. E as pessoas têm que trabalhar essa convivência com o meio ambiente, saber trabalhar de forma mais sustentável. O curso superior técnico em Agroecologia entrega todo o conteúdo essencial para formar profissionais de excelência, preocupados com a sustentabilidade”, disse a profa. Isolda Márcia, coordenadora do curso. 

Inscrições no SISU 2023.1

Para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2023 e poder concorrer a um dos 69 cursos ofertados pela UFPI, o candidato precisa ter realizado as provas do Enem 2022, cujos resultados serão divulgados no dia 13 de fevereiro.

Já a submissão das notas ao SISU 2023.1 começa no dia 16 de fevereiro e termina em 24 de fevereiro, com resultado a ser divulgado no dia 28 de fevereiro.

Segundo o coordenador de Seleção e Programas Especiais da PREG/UFPI, Maycon Silva, após a divulgação do resultado do SISU, a UFPI lançará no site o Edital de Procedimentos com os passos e documentações necessárias para realização da matrícula. “No edital, são especificadas as datas de todos os procedimentos aos quais o candidato irá submeter sua documentação básica e de comprovaçõ dos critérios para ocupação de vagas de cotistas. É preciso ficar muito atento aos prazos para realizar a matrícula institucional. É preciso também lembrar que candidatos cotistas iniciam a submissão dos documentos antes dos alunos da ampla concorrência”, explica. 

Atenção - Todos os procedimentos de matrícula são online e realizado no sistema de matrículas (sis.ufpi.br/matriculagraduacao/)

Cotas - Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram no mínimo todo o ensino médio em escolas da rede pública. A partir dessa exigência há vagas reservadas para candidatos cuja renda familiar per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, para autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), conforme a Lei n° 12.711/201. 

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito à cota.

Aulas - A previsão do início das atividades do semestre letivo 2023.1 é dia 3 de maio.