Professor Antônio Vinícius Oliveira toma posse como novo Superintendente da FADEX/UFPI

Imprimir
Escrito por Marcos Davi Beleense | Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 09h32

DSC 0180 fadex

Mesa de Honra da Cerimônia de Posse do novo Superintendente da FADEX

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (6), no Cine Teatro da UFPI, a posse do novo Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Prof. Antônio Vinícius Oliveira Ferreira. Ele segue à frente da Fundação até abril de 2024, finalizando os 4 anos do mandato de seu antecessor, Samuel Pontes do Nascimento, que deixa o cargo para assumir a Secretaria Estadual da Administração e Previdência do Piauí. Na ocasião, também compuseram a mesa de honra o Presidente do Conselho Curador da FADEX, Reitor da UFPI Gildásio Guedes, além da Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Diva Amélia, representando o Reitor da instituição, e do Diretor Executivo da FADEX, Raimundo Batista Ribeiro Júnior.

06012023-DSC_0163.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes

O Reitor Gildásio Guedes destacou a importância da FADEX para os trabalhos realizados na Universidade e reforçou a necessidade de fortalecer esse vínculo. "Vamos construir a universidade que queremos em conjunto. Agindo, sorrindo e entregando resultados. Se não for assim, não faz sentido, pois ninguém faz nada de bom sozinho", afirmou.

DSC 0123 Originalfadex

Samuel Pontes, ex-Superintendente da FADEX e atual Secretário de Administração e Previdência do Piauí

Já Samuel Pontes, agora secretário estadual, garantiu ter muito orgulho de ter feito parte da entidade, sobretudo por ter realizado tudo aquilo que foi proposto. "Saio confiante de que os avanços irão permanecer", celebrou. Na oportunidade, ele foi agraciado com uma homenagem pelos serviços prestados. 

DSC 0145 Original

Superintendente da FADEX empossado, Antônio Vinícius

O novo Superintendente, Antônio Vinícius, eleito pelo Conselho Curador, classificou a FADEX como um instrumento fundamental para atender às necessidades de acelerar desenvolvimento de projetos. Para isso, segundo ele, é necessário ampliar convênios, parcerias, trazer ainda mais transparência, governança e mapear oportunidades.“É preciso trabalhar com harmonia, acolhimento, proximidade com os professores e pesquisadores, mas acima de tudo, com quem mais precisa. Pensaremos no nosso propósito, para entregarmos resultados”, disse.

06012023 DSC 0144fadex

Ex-Superintendente Samuel recebe homenagem dos funcionários da FADEX

Em nome dos colaboradores da entidade, o Diretor Executivo Raimundo Batista Jr., discursou agradecendo à dedicação do ex-superintendente, Samuel Pontes, e ressaltou que as ações realizadas focaram em impactos positivos para a realidade. "Você é uma pessoa que faz a história acontecer, desvenda soluções e desbrava novos caminhos. Toda a equipe tem muito a agradecer", pontuou.

 DSC 0196 Original

Cerimônia de posse do novo Superintendente da FADEX

Também estiveram presentes na cerimônia o Pró-Reitor de Planejamento da UFPI, Luis Carlos Sales; a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e integrante do Conselho Curador da FADEX, Virgínia Muniz; a Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Lívia Nery; demais conselheiros, servidores da UFPI e colaboradores da FADEX; além de familiares e amigos do novo superintendente.

 

FADEX

A FADEX, foi criada em 2005 com a finalidade de apoiar planos, programas e projetos (científicos e tecnológicos, de desenvolvimento, pesquisa, ensino, extensão, de institucional e inovação) da UFPI e de outras instituições de ensino superior ou instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas, servindo-lhes de fundação de apoio. 

Desde sua fundação, já foram executados mais de 900 projetos por meio de Contratos e Convênios diretos com parceiros e clientes. A FADEX assegura a execução, para garantir maiores níveis de produtividade das atividades acadêmicas.