Reitor Gildásio recebe novo secretário estadual da Educação para alinhar parcerias

Imprimir
Criado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 11h52 | Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 14h26

 04012023-DSC_0081.jpg

SEDUC E UFPI discutem parcerias no salão nobre da reitoria

Na manhã desta quarta-feira (4), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, recebeu o Secretário da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), Washington Bandeira, para alinhar a continuidade e fortalecimento de parcerias entre as duas instituições. A reunião ocorreu no Salão Nobre da Reitoria e contou com a presença do Vice-reitor, Viriato Campelo; da Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo; a professora Livia Nery, diretora do CEAD; o  professor Tarso Caselli, Pró-reitor de Pós-Graduação em exercício; o professor Luis Carlos Sales, Pró-Reitor de Planejamento e professor Willams Costa, diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

04012023 DSC 0056

Salão nobre da reitoria da UFPI

A visita teve objetivo de discutir o alinhamento de ações conjuntas entre a Seduc e a UFPI para a formação de professores para o ensino básico, educação profissional e ensino técnico, com um olhar voltado ao ensino integral e às diretrizes do novo ensino médio.Para o Reitor Gildásio Guedes, as perspectivas são de expansão e contribuição mútua para que os muros da UFPI sejam ultrapassados e a comunidade externa tenha maior convívio com a Instituição. “Seguimos ao lado do governo do Estado, com projetos que visam aprimorar continuamente a educação no Piauí”, disse o Reitor.

04012023-DSC_0054.jpg

Washington Bandeira, Secretário de Educação do Piauí

O secretário Washington Bandeira acredita que para criar um ecossistema de educação mais eficiente é fundamental a cooperação com instituições consolidadas como a UFPI. “Todas as metas de fortalecimento do desempenho do aluno devem ser feitas prioritariamente através da educação pública, a fim de inserir esses estudantes no mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

Na UFPI, com o suporte da Seduc, o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) já reúne um conjunto de projetos de graduações e pós-graduações especializadas em formação de professores para a educação básica, como o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além disso, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) também é uma das ações para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas.

 WhatsApp_Image_2023-01-04_at_10.06.41.jpeg

Diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery

A diretora do CEAD, Livia Nery, pontua a importância da continuação dos projetos de formação de professores. “A Seduc sempre teve uma participação muito efetiva diante dos projetos de formação de professores, sendo de extrema importância que essas ações continuem e que sejam ampliadas cada vez mais”, disse a diretora.

Confira mais fotos: 

04012023 DSC 0084

Secretário de Educação, Washington Bandeira; Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

04012023 DSC 0086

Secretário de Educação, Washington Bandeira; Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e a superintendente de Ensino Superior do Piauí, Viviane Carvalhedo