Começam nesta segunda (9) as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica do HU-UFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 09h56

Tem início nesta segunda (9) e segue até o dia 22 de janeiro o período de inscrição para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Tecnológica da Ebserh – PIT/Ebserh. Serão distribuídas cinco bolsas no valor de R$ 400 mensais, com duração de 12 meses, para o período de março de 2023 a fevereiro de 2024. O edital é uma iniciativa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vale frisar que poderão participar alunos da UFPI.

Os projetos submetidos devem ser executados no HU-UFPI e contemplar temas com relevância tecnológica, que oportunizem a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa com ênfase em inovação tecnológica, ao desenvolvimento do pensamento científico e à criatividade.

O edital faz parte da primeira edição do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) lançado pela Ebserh em que são fomentados projetos inovadores de qualquer área do conhecimento, que sejam realizados nos hospitais universitários federais vinculados à Rede. O PIT é um produto da parceria firmada entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Segundo o gerente de Ensino e pesquisa do HU-UFPI, Carlos Eduardo Lima, o objetivo do programa é atender alunos dos cursos de graduação de qualquer área que tenham projetos relacionados à área de saúde a serem desenvolvidos nos hospitais universitários, com a intenção de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional, além das potencialidades de pesquisa e inovação.

Para a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-UFPI, Ana Lina C. Sales, outro objetivo do PIT é instituir a metodologia científica-tecnológica na busca de soluções para problemas de saúde enfrentado no cotidiano dos hospitais de ensino federais.

O chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do HU-UFPI, Ginivaldo Victor, acredita que a experiência dos alunos como bolsistas permitirá o desenvolvimento de habilidades de expressão oral e escrita, além do trabalho em grupo, contribuindo para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

As inscrições iniciam dia 09/01/2023 e vão até 22/01/2023. Confira mais detalhes e o edital completo!