PPG em Educação da UFPI e PROFNIT aumentam nota no resultado final da avaliação da CAPES

Imprimir
Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 10h32

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), PPG que a UFPI compõe em rede ao lado da UESPI, IFPI e IFMA, subiram de conceito após divulgação do resultado final da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao quadriênio 2016-2020.

O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) da CAPES avalia os programas a partir de 3 quesitos básicos: 1) Programa, que considera a proposta do curso e sua dinâmica e estrutura de funcionamento; 2) Formação, que analisa a qualidade da produção do programa, incluindo as dissertações e teses e a produção científica e acadêmica dos professores e estudantes; e 3) Impacto na sociedade, que avalia a contribuição do programa para a área educacional e a comunidade em geral.

Nesse sentido, o PPGED conquistou nota 5, obtendo o conceito “muito bom” em todos os quesitos avaliados. De acordo com a Coordenação do Programa, o índice confirma a qualidade da formação desenvolvida pelo PPG e do compromisso dos professores e estudantes com o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados à melhoria da qualidade da educação piauiense e brasileira.

Já o PROFNIT que oferta mestrado stricto sensu à comunidade acadêmica subiu para a nota 4. O Programa se dedica ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI

O Programa de Pós-Graduação em Educação foi criado em 1991, portanto, foi o primeiro a ser implantado na UFPI. Nestes 31 anos de atuação, o PPGEd já titulou 591 mestres e 120 doutores. A grande maioria dos pós-graduandos formados no Programa atuam nas universidades públicas do Piauí e no Maranhão, bem como, nas escolas da rede pública estadual e municipal. Estes dados reafirmam o compromisso do PPGEd com a formação de professores e pesquisadores comprometidos com a melhoria da qualidade da educação pública no Nordeste, em especial no Piauí.

O PPGEd conta com 25 professores distribuídos em 5 linhas de pesquisas e 15 núcleos de pesquisas. Atualmente, são 69 estudantes matriculados no Curso de Mestrado e 64 no Curso de Doutorado em Educação.