UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do PARFOR no Polo de Miguel Alves

Imprimir
Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 08h40

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí (PARFOR/UFPI) promoveu na segunda-feira (19/12) o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI referente ao período letivo 2022.2 na cidade de Miguel Alves onde ocorrerão as aulas dos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-libras, Letras-português e Pedagogia. A solenidade de abertura contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes.

O evento foi realizado na Unidade Escolar Senador Dirceu Mendes Arcoverde e teve como objetivo: refletir sobre a formação e o engajamento profissional como probabilidades de enfrentamento dos desafios da profissão docente na contemporaneidade; conhecer a logística de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do semestre letivo 2022.2; compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia do cursista na utilização do portal do discente.

Na oportunidade também estiveram presentes o Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Prof. Maycon Silva Santos, representando a Pró-Reitora de Ensino de Graduação; a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Maria da Glória Duarte Ferro; o Coordenador do curso de Letras-Português, Prof. João Benvindo de Moura; o Coordenador do curso de História, Prof. Francisco Gomes Vilanova; a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Araújo da Silva Viana; a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Marta Maria Azevedo Queiroz; o Prefeito de Miguel Alves, Francisco Antônio Rebelo Paiva, e a primeira-dama, Naiana Leal; o Vice-Prefeito, Adail Júnior; a Secretária de Educação de Miguel Alves, Hosana dos Santos Tavares; a Coordenadora Local do Parfor/UFPI no Polo de Miguel Alves, Ana Pereira da Silva; a Palestrante, Profa. Raimunda Alves Melo; o Presidente da câmara de vereadores, Professor José Pereira Rodrigues da Silva; o vereador, João de Deus; o Secretário de transporte, Douglas Andrade, e o Secretário de Finanças, Antônio Carlos.

Em sua fala, o Reitor Gildásio Guedes enfatizou sua satisfação com a implantação das novas turmas do Parfor/UFPI em Miguel Alves: “O Parfor é um programa que tem se destacado pela formação de professores e essa formação do professor voltada para a sala de aula é de extrema importância no Piauí; temos só aqui em Miguel Alves a concretização de 06 turmas, se destacando entre elas: Educação Física, Geografia, História, Letras-libras, Letras-português e Pedagogia que por si só já se reverte de uma importância considerável, pois se tratam de licenciaturas que irão melhorar a qualificação dos nossos docentes”, disse.

A Secretária de Educação de Miguel Alves, Hosana dos Santos Tavares, acolheu os presentes e expressou sua emoção e alegria em fazer parte dessa concretização do Parfor/UFPI em Miguel Alves, pois como egressa do curso de História ela já vivenciou essa realidade. “Cursei o Parfor/UFPI em Teresina e era um sacrifício enorme se deslocar para lá; enfrentei muitas dificuldades, mas no fim dessa jornada me senti vitoriosa e trazer o Polo do Parfor/UFPI para Miguel Alves para beneficiar os nossos professores é motivo de imensa alegria para todo o município e os do entorno. Hoje quero parabenizar e pedir para que os novos cursistas tenham persistência para chegar até o fim e assim como eu sair vitoriosos com essa formação de qualidade”, afirmou.

DV5zZGl.jpg

Para o Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Maycon Silva Santos, o evento simboliza um marco histórico para Miguel Alves no qual o Parfor é o responsável. “A mobilização que causa no entorno é gigantesca, tanto para o crescimento econômico e cultural dessa região. Então a Universidade Federal do Piauí por meio do Parfor se alegra muito com essa implantação”, pontuou.

EjWAd98.jpg

Em nome do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), a Coordenadora Institucional, Maria da Glória Duarte Ferro, saudou os presentes e deu as boas-vindas aos cursistas: “sejam bem-vindos à Universidade Federal do Piauí! Vocês estão na maior e, ouso dizer, na melhor Universidade do estado Piauí. O nosso propósito é imprimir qualidade necessária à formação de professores da educação básica, de modo a encontrar ressonância na melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos da rede pública. Tenham certeza de que a UFPI fará a sua parte, envidando todos os investimentos necessários e contamos com o compromisso e envolvimento de cada um de vocês”, ressaltou.

Seguindo a programação do evento, Raimunda Alves Melo (UFPI/LEDOC) proferiu a palestra intitulada “Profissão docente na contemporaneidade: desafios e perspectivas da formação de professores para a educação básica”, tendo como mediador o Prof. Francisco Gomes Vilanova (UFPI/Parfor).

ykoNJ95.jpg

As turmas ofertadas pelo Parfor/UFPI que irão funcionar no Polo de Miguel Alves contemplarão, além dos professores cursistas de Miguel Alves, os municípios do entorno, sendo eles: Nossa Senhora dos Remédios, Lagoa Alegre, Porto e União.

Confira a programação completa.

Veja mais fotos do evento.