Aberto na UFPI I Workshop em saúde animal

Imprimir
Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 16h43

WhatsApp_Image_2022-12-16_at_14.19.02.jpeg

Mesa de honra da abertura do evento

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está realizando em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos e Ovinos - EMBRAPA Caprinos e Ovinos (Ceará) o I Workshop em saúde animal. O evento acontece até amanhã (17) e tem como tema a “Inteligência Zoosanitária Inovadora na Prevenção, Controle e Convivência das Enfermidades de Caprinos e Ovinos”. Durante os dois dias do evento, serão apresentados de forma teórico-prática pontos de análise de risco sanitário e também testes diagnósticos voltados para doenças em pequenos ruminantes.

A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) no auditório da Clínica de Grandes Animais do Centro de Ciências Agrárias da UFPI. Estiveram presentes a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, que esteve representando o Reitor Gildásio Guedes; os coordenadores do Workshop, a professora e vice-chefe do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, Janaína de Fátima Saraiva Cardoso e o professor e coordenador geral dos Biotérios da UFPI, Ney Rômulo de Paula; do representante da Embrapa Caprinos e Ovinos, Rizaldo Pinheiro; do representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PI), Dario Magalhães; e do representante da ADAPI, Gerlam Vieira.

WhatsApp_Image_2022-12-16_at_14.19.10.jpeg

O primeiro dia do evento foi voltado para a parte teórica e contou com quatro palestras ministradas pelos convidados rancisco Selmo Fernandes Alves e  Raymundo Rizaldo Pinheiro. De acordo com a programação, a parte prática do Workshop será executada somente no segundo dia, em que os participantes irão realizar testes sorológicos (IDGA; ELISA; Western Blotting; Imunofluorescência) e acompanhar práticas da bacteriologia (meios, isolamento e identificação). Em seguida, haverá a última palestra do cronograma com a Profa. Taciana Galba da Silva Tenorio, que irá tratar a leptospirose em pequenos ruminantes.

“O I Workshop em saúde animal da Universidade tem como objetivo trazer pesquisadores renomados como o Dr. Francisco Selmo Fernandes Alves e o Prof. Dr. Raymundo Rizaldo Pinheiro, ambos da EMBRAPA Caprinos e Ovinos de Sobral (CE), para uma troca de experiências tanto teóricas quanto práticas para os nossos alunos residentes, formados e graduandos”, destaca o professor Ney Rômulo.

WhatsApp_Image_2022-12-16_at_14.21.05.jpeg