PPG em Gestão Pública realiza Webinário “Pacto Federativo na Educação no Piauí”

Imprimir
Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 16h15

4_1.PNG

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) o 1ª Webinário do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI), sob o título “Pacto Federativo na Educação no Piauí – Novo Fundeb”. O evento surgiu das discussões realizadas durante a disciplina de Arranjos Federativos e Políticas Públicas, ministradas pelo professor Francisco Mesquita de Oliveira, que integra o quadro de docentes permanentes do Programa. O propósito do Webinário foi esclarecer sobre a importância e os desafios enfrentados pelo Novo Fundeb em âmbito nacional e estadual, a partir da visão dos acadêmicos e dos praticantes que estudam sobre o assunto.

Participaram da organização do evento os discentes Anathália Cristina, Kaíque Moura e Marcelo Morais, juntamente com o professor Francisco Mesquita e o Coordenador do Curso, professor João Carlos Hipólito. Foram convidados a integrar os debates Cristiane Vieira, da Técnica de Planejamento da Secretaria de Educação do Piauí; Gildo Neves, Presidente do CACS-FUNDEB/PI; e Leomir Araújo, Coordenador de Operacionalização do FUNDEB – COPEF.

Os convidados esclareceram e debateram sobre a gestão do Novo Fundeb em perspectiva micro e macrorregional, respondendo, ainda, sobre comentários e dúvidas advindas dos ouvintes. O Webinário teve grande aderência da comunidade acadêmica e profissional, contabilizando mais de 200 visualizações na transmissão ao vivo. O stream foi realizado, em tempo real, na plataforma Youtube, no canal do PPGP/UFPI, o que possibilitou que o evento fosse acompanhado, simultaneamente, por diferentes públicos do Piauí e de outros estados.

O Webinário fez parte de um movimento de disseminação dos conhecimentos produzidos no curso do PPGP/UFPI. A iniciativa partiu de uma concatenação de ideias entre discentes e docentes, e visou chamar atenção para o debate sobre um tema atual com grande repercussão para a sociedade piauiense. O PPGP visa à resolução dos problemas interdisciplinares que impedem o desenvolvimento socioeconômico à nível local, inclusive na seara da educação e do Novo Fudeb.

A transmissão do Webinário se encontra disponibilizada, na íntegra, no canal do Youtube do PPGP/UFPI. O link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=TZNpFf4IUsc_