Reitor Gildásio recebe Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Piauí

Imprimir
Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 15h57

Na manhã desta sexta-feira (16) o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), prof. Gildásio Guedes, foi homenageado no Ministério Público do Piauí (MPPI). Na ocasião, o reitor foi agraciado com a Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Piauí. A proponente da condecoração foi a promotora de Justiça, Itanieli Rotondo Sá. A cerimônia, que foi realizada na Sede Leste do MPPI, contou com a apresentação do Coral Vozes do MP, sob a regência do maestro Aurélio Melo. 

Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI_16_12_22-Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI-6_1.jpgReitor Gildásio e Procurador-Geral Cleandro Alves de Moura

Estiveram presentes na solenidade o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura; Secretário de Estado de Governo, Antônio Rodrigues de Souza Neto, representando a Governadora do Piauí, Regina Sousa; o governador eleito e representante dos agraciados da medalha do mérito, Rafael Fonteles; o Corregedor-Geral do MPPI, Luís Francisco Ribeiro; o Subprocurador Geral de Justiça Institucional, Hugo de Sousa Cardoso; e o Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, além de servidores do MP, familiares e amigos dos homenageados.

Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI_16_12_22-Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI-19.jpgMesa de honra da cerimônia

O reitor comentou o significado de receber a homenagem de uma instituição parceira da UFPI: “Um momento como esse tem um significado especial. A parceria entre a Universidade e o MPPI está dando certo, mostrando que nossa Universidade é aberta a desenvolver ações e agir de forma conjunta com instituições externas. De forma muito determinada, buscamos cumprir com os objetivos dessas parcerias firmadas, buscamos manter boas relações institucionais.”, destaca. 

Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI_16_12_22-Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI-3.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Reconhecer os serviços prestados à cultura jurídica e ao MPPI é um dos objetivos da entrega da condecoração, como aponta o Procurador-Geral, promotor de Justiça Cleandro Moura: “A medalha é a mais relevante comenda concedida pela instituição. Representa o símbolo da admiração e dos agradecimentos que prestamos às pessoas que contribuíram para o engrandecimento do Ministério Público do Piauí e da cultura jurídica voltada ao bem, à justiça e à paz. Nosso propósito hoje com a solenidade de outorga da medalha do ministério público é de expressar nossos sinceros e profundos agradecimentos às pessoas e instituições que caminham junto a nós e comungam do desejo de construir uma sociedade mais justa.”, enfatiza.

O governador eleito, Rafael Fonteles, falou em nome dos homenageados e destacou a honra de pessoas e instituições em receber essa condecoração: "Buscar o bem, a justiça e a paz, são propósitos que todos nós compartilhamos”, comentou. Além disso, aproveitou a oportunidade de sua fala para expressar a gratidão pela homenagem concedida. 

Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI_16_12_22-Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI.jpgGovernador eleito, Rafael Fonteles, em conversa com o Reitor Gildásio

Criada em 1997, a medalha tem o objetivo de agraciar pessoas e entidades que se tornaram dignas de reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica, em especial ao MPPI, que possui 131 anos. Na cerimônia deste ano, foram entregues 16 medalhas a diferentes nomes, entre pessoas e uma entidade.

Confira mais fotos:

 

Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI_16_12_22-Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI-15.jpg

16_12_22-Medalha_MPPI_Reitor_UFPI-2.jpg

Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI_16_12_22-Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI-12.jpg

16_12_22-Medalha_MPPI_Reitor_UFPI-3.jpg

Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI_16_12_22-Medalha_Mérito_MPPI_Reitor_UFPI-20.jpg