Reitor da UFPI recebe DCE para reunião sobre demandas dos estudantes

Imprimir
Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 09h33

12122022-DSC_0307.jpg

Salão Nobre da Universidade Federal do Piauí

A Administração Superior da UFPI recebeu na manhã desta segunda-feira (12) representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para discutir demandas do segmento. Na reunião, o reitor Gildásio Guedes e o Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales, receberam as diretora de Finanças do DCE, Thays Dias; e de Comunicação do diretório, Karla Luz, para dialogar sobre a situação orçamentária da Universidade frente à permanência das restrições financeiras que afetam a instituição, além de outra temáticas como segurança. Também estiveram presentes na ocasião o Diretor de Gestão de Recursos da Proplan, Ricardo Alaggio; e o Coordenador de Orçamento, Rangel Meirelles. 

12122022-DSC_0301.jpg

Thays Dias e Karla Luz, diretoras de finança e comunicação do DCE

Na oportunidade, foi apresentado às estudantes o histórico do orçamento da UFPI, que vem sofrendo sucessivas reduções desde 2015. O Pró-reitor Luís Carlos Sales explicou que nos últimos cinco meses, com o retorno das aulas presenciais, houve um aumento substancial das despesas, sobretudo no consumo de energia elétrica, aquisição de gêneros alimentícios e recontratação de postos de trabalho terceirizados. 

12122022-DSC_0308_copy.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes pontuou que a situação é delicada. A suspensão dos repasses financeiros feitos à Universidade, que costumam ocorrer todo início de mês, compromete a capacidade de a Instituição liquidar seus compromissos. Há ainda a preocupação com as previsões do orçamento da UFPI para 2023, que, segundo a PLOA, é da ordem de apenas 93 milhões. "Considerando a média de gastos dos últimos 5 meses, a previsão para o próximo ano é de que sejam necessários pelo menos 25 milhões de reais a mais do que o estabelecido na PLOA para conseguirmos manter nosso funcionamento", disse Gildásio Guedes.

 

12122022-DSC_0305.jpg

Pró-Reitor de Planejamento da UFPI, Luís Carlos Sales

O Pró-Reitor Luís Carlos Sales destacou que a gestão é solidária com os estudantes e compreende as demandas colocadas, mas que a Instituição só pode definir estratégias dentro de sua capacidade financeira. “Este ano foi difícil e dependemos muito do novo orçamento que pode ser aprovado pelo Congresso. Mas estamos sempre abertos para esclarecer a situação para a comunidade acadêmica”, pontuou. 

Segurança na Universidade

A questão da segurança também foi abordada na reunião. A Reitoria pontuou que tem atuado para garantir acolhimento da comunidade acadêmica. O Reitor Gildásio destacou algumas medidas já adotadas, como o remanejamento de posto armado de área administrativa para espaços estratégicos próximos aos estudantes, reforço na iluminação e o fechamento de portões em determinados horários para facilitar o controle do fluxo de pessoas nas dependências da UFPI. 

O reitor explicou ainda que, apesar de a Universidade ser um espaço aberto atravessado por vias públicas importantes e depender prioritariamente da segurança pública do estado, a Administração Superior tem agido no sentido de assegurar o bem-estar da comunidade acadêmica. "De nossa parte, estamos em permanente vigilância, colaborando com o trabalho das forças policiais do Piauí, no apoio à nossa comunidade, desenvolvendo estratégias para garantir o bem-estar a todos”, reiterou.

“A gente sabe que não é um problema só dessa gestão, mas que a Universidade tem muitos desafios a resolver e estamos aqui para entender o que acontece”, afirmou Thays Dias, diretora de finanças. As demandas foram acolhidas pela Administração Superior e dialogadas junto ao DCE, em mais uma demonstração de transparência e abertura da gestão às necessidades dos estudantes.