Nuepes UFPI realiza minicurso sobre Acesso e uso da informação em saúde na UFDPar

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 11h20

WhatsApp_Image_2022-12-12_at_11.19.47.jpeg

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) da UFPI em parceria com a Biblioteca Central da UFDPar realizou no último sábado (10), em Parnaíba, o minicurso: “Acesso e uso da informação em ciências da saúde” ministrado pela Bibliotecária da BIREME/OPAS/PMS, Elisabeth Peres Biruel. O evento faz parte da programação do Congresso “Evidências do Mundo Real Por Inteligência Artificial – ERIA REAL WORLD EVIDENCE” que aconteceu em Teresina, nos dias 08 e 09 de dezembro.   

WhatsApp_Image_2022-12-12_at_11.14.48.jpeg

Segundo Elisabeth Biruel, o evento teve o objetivo de discutir sobre o acesso e o uso de evidência científica para uso de tomadas de decisões e intervenções relacionadas à saúde. “No minicurso, conhecemos e aplicamos modelos de acrônimos específicos para definir a questão de pesquisa, tipos de estudos clínicos, localização do descritor (DeCS/MeSh), funções de pesquisa e navegação e buscas de evidências. Nós temos que ter um olhar crítico para a informação científica. Temos que ser corresponsável pela avaliação dos estudos, pois a área da saúde só existe da forma que existe, pois tem uma terminologia oficial que guia esta área de conhecimento”, disse.   

Nayara Oliveira, mestranda no Mestrado Profissional em Saúde da Família e Comunidade falou da contribuição do curso para o desenvolvimento da dissertação. “As informações do minicurso abriram profundamente meu olhar para questão da pesquisa. Trouxe uma inovação de ferramentas que não conhecia e o que eu já conhecia, a pesquisadora trouxe de forma didática de como eu usar. Com este curso, uma ferramenta que eu já conhecia, se tornou ainda mais fácil, por isso o curso é muito importante, pois te dar o ponta pé inicial para sua pesquisa”.   

Reunião na Reitoria da UFDPar discute sobre experiência virtual de aprendizagem  

WhatsApp_Image_2022-12-12_at_11.18.55.jpeg

Durante a manhã do dia 10/12, Sandro Nhaia explicou sobre um dos mais completos modelos do corpo humano em 3D do mundo para discentes, docentes, profissionais da área da saúde e para o Reitor da  UFDPar, Alexandro Marinho de Oliveira.  

Segundo Nhaia, o Medroom usa Realidade Virtual para o aprendizado, oferecendo às instituições de ensino uma solução que aposta em inovação, imersão e realismo, para aumentar o engajamento e acelerar a curva de aprendizagem dos alunos.   

“Nós desenvolvemos treinamento médico com realidade virtual para ensino em saúde. A ferramenta principal é o Laboratório de Anatomia, onde temos todo um sistema de corpo e estruturas para explorar os sistemas com o intuito de conseguir fazer com que os estudantes tenham uma visualização em 3D e consiga ver melhor as relações entre as estruturas para diminuir o erro médico”.    

WhatsApp_Image_2022-12-12_at_11.17.27.jpeg

Para o reitor da UFDPar, Alexandro Marinho as novas tecnologias pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. “Eu sempre fui um apaixonado por tudo que é tecnologia que venha melhorar a educação e a formação dos estudantes. Nós não temos como fugir disso, as universidades tem que se modernizar e ir por este campo, pois é um do meio de tornar o aluno mais competitivo para o mercado”.   

Cátia Regina Furtado Costa Diretora da Biblioteca da UFPDPar, disse que “É muito importante à aquisição destes equipamentos para os alunos da área da saúde praticar situações médicas, estudos clínicos sem sair da sala de aula”.   

Já o Professor Lucas Antônio Duarte Nicolau, do curso de Medicina da UFDPar, fala da importância para o ensino e aprendizagem que o dispositivo e o aplicativo proporcionam em três dimensões. “Ao conhecer este dispositivo juntamente com o aplicativo desenvolvido pela empresa MedRoom, pude perceber que a ênfase em dissecar camadas facilita muito o aprendizado do aluno, além de ter a experiência em três dimensões. O livro que a gente estuda Anatomia é um recurso excelente, mas ainda possui a limitação de não termos a experiência em três dimensões das estruturas anatômicas. Além de tudo, este dispositivo e aplicativo tem a possibilidade de integralizar os sistemas diferentes do corpo humano. A riqueza de detalhes deste dispositivo facilita a melhor experiência a estes pormenores da anatomia. Eu senti uma experiência positiva, pois a medicina tem avançado com aproximações com a tecnologia e essa experiência na graduação é extremamente importante para os alunos da área da saúde, pois vai servir para o ensino e aprendizagem que envolve a anatomia”.


WhatsApp_Image_2022-12-12_at_11.15.05.jpeg