Nota à Comunidade Acadêmica

Imprimir
Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2022, 21h47

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando com transparência e primando pelos serviços que presta à comunidade acadêmica, informa que os valores relativos às bolsas de Assistência Estudantil (Pnaes) no âmbito da UFPI foram depositados hoje (08/12) e serão compensados até segunda-feira (12/12), inclusive com o pagamento do mês de dezembro, totalizando 5.654 benefícios.

No que se refere às demais bolsas, que são pagas com outras fontes de recursos, o pagamento está condicionado a uma compensação financeira solicitada pela UFPI junto ao Ministério da Educação (MEC).

Esclarece, ainda, no que tange às 483 bolsas CAPES – demanda social - de mestrado e doutorado, com valores repassados diretamente pela CAPES para as contas individuais dos pós-graduandos, que foi registrada, em recente divulgação do MEC, a previsão de pagamento até terça-feira (13).

Ciente de que esse cenário possa gerar preocupações entre os segmentos beneficiados com as referidas bolsas, a Administração Superior tem atuado junto a fóruns e instâncias mobilizadoras para fomentar a resolução desse quadro. Nesse sentido, vale destacar que o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, intermediou diálogo entre a Presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, com o objetivo de buscar alternativas para a situação orçamentária das universidades federais após o bloqueio de recursos realizado pelo governo federal em 1º de dezembro.