PRPG lança editais de auxílio a estudantes de pós, com bolsas específicas a alunos estrangeiros

Imprimir
Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 10h42

Com o objetivo de incentivar a permanência estudantil e qualificação acadêmica nos cursos de pós-graduação, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) lançou esta semana, durante o VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação, a abertura de dois editais de seleção para benefícios voltados a estudantes estrangeiros e a discentes de mestrado e doutorado, vinculados aos programas acadêmicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Serão contemplados 25 alunos de pós-graduação. O auxílio será pago em parcela única, no valor de R$1.000, por pós-graduando, durante a vigência de cada um dos editais. Na UFPI, é a primeira vez que alunos estrangeiros da pós-graduação são alcançados com oportunidades específicas de bolsas, criadas pela PRPG. 

Destinado aos alunos de mestrado e doutorado que desenvolvem pesquisas e necessitam comprar materiais e reagentes de uso em laboratório, o edital de Auxílio ao Estudante para o desenvolvimento de dissertação ou tese visa apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidos nos Laboratórios de pesquisa de Pós-Graduação. Serão financiados projetos em todas as áreas de conhecimento (Colégios de Ciências da Vida, Humanidades e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar), com prazo de execução para o período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023. As oportunidades de bolsas vão beneficiar 20 estudantes.

Da mesma forma, o Auxílio ao Estudante Estrangeiro objetiva contemplar estudantes de outros países em situação comprovada de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em cursos presenciais de pós-graduação da UFPI. Para concorrer ao auxílio, o discente deve possuir CPF provisório expedido pela Receita Federal. Serão cinco estudantes estrangeiros beneficiados. Para esse edital, a vigência é de dezembro de 2022 a março de 2023.

DSC_0458.jpg

Pró-Reitora do Programa de Pós-Graduação (PRPG), Profa. Regilda Moreira.

Para a Pró-Reitora da PRPG, Profa. Regilda Moreira-Araújo, é de suma importância a implantação de políticas de permanência para alunos em situação de vulnerabilidade social, especialmente o estrangeiro. “O estudante estrangeiro geralmente chega aqui sem bolsa de estudo. Quase sempre eles precisam fazer empréstimos para poderem vir. O lançamento destes editais é um começo, uma forma de tentar acolhê-los e promover interação, para que assim possamos incentivar a saída dos nossos alunos para outros países e a vinda de outros estudantes para a nossa universidade”, explicou.

As inscrições para os editais estão abertas e encerram-se nos dias 27, para estudantes estrangeiros e, 30 de novembro, para estudantes de mestrado e doutorado. Os interessados deverão enviar a documentação solicitada para o e-mail eletrônico:

Os recursos para pagamento das bolsas são do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). Se houver disponibilidade de mais recursos, serão contemplados os classificados.

 

Para mais informações, confira os editais aqui:

Auxílio ao Estudante de Pós-Graduação

Auxílio ao Estudante Estrangeiro.