SIUFPI2022: VI Ciclo de Palestras enfatiza a importância da autoavaliação para os programas de Pós-Graduação

Imprimir
Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 09h39

Encerrando as atividades do VI Ciclo de Palestras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação no SIUFPI2022, foi realizada na tarde desta quarta-feira (23) uma palestra que enfatizou a necessidade da autoavaliação dos programas de pós-graduação. O momento foi mediado pela pró-reitora da PRPG, Profa. Regilda Moreira-Araújo, e transmitido pelo canal UFPI TV, no Youtube.

Durante a palestra, o diretor de Avaliação da CAPES, Prof. Sérgio Oswaldo de Carvalho Avellar, destacou a importância da criação de mecanismos que possibilitem a participação efetiva de todos que integram os programas de pós-graduação.

“É sempre importante entender que a autoavaliação não pode ficar encastelada somente em um grupo específico. Existe a necessidade da participação de toda a comunidade [docentes, discentes e técnicos-administrativos e etc..] que colabora com um programa para que haja uma autoavaliação verdadeira. Não podemos discriminar ou excluir nenhum grupo”, disse.

23112022-DSC_0509.jpg

Palestra enfatiza a importância da autoavaliação para os programas de Pós-Graduação

Na ocasião, o professor também falou da utilização da plataforma Sucupira, que é um sistema de coleta de informações, análises e avaliações, utilizada como base padronizadora do Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileira. A plataforma disponibiliza informações e procedimentos que a CAPES realiza para toda a comunidade acadêmica.

 “Somente os participantes poderão corrigir rotas que o programa está seguindo e que podem ser alteradas. Entendo as críticas elaboradas por quem estuda a política de autoavaliação, mas acredito que essa é uma política que veio para ficar”, explicou.

Na sequência da apresentação os espectadores puderam interagir com o palestrante elaborando perguntas e expressando comentários sobre o tema abordado.

23112022-DSC_0508_copy_copy_copy.jpg

Palestra foi acompanhada por discentes, docentes e coordenadores dos PPGs

Pré-lançamento dos editais de Auxílio ao Estudante de Pós-graduação

Após a palestra, foi realizado o pré-lançamento de dois editais: o primeiro, para o Auxílio ao Estudante, para o desenvolvimento de dissertação ou tese. Já o segundo edital vai contemplar discentes estrangeiros dos cursos de pós-graduação, que vai assegurar o ingresso, a permanência e a qualificação de estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica.

23112022-DSC_0494.jpg

Pró-Reitora da PRPG, professora Regilda Moreira-Araújo

Durante a sua fala, a pró-reitora da PRPG, professora Regilda Moreira-Araújo, destacou a importância da implantação de políticas de permanência para alunos em situação de vulnerabilidade social.

“Normalmente o estudante estrangeiro vem para cá sem bolsa de estudo. Muitas vezes eles fazem empréstimos para poderem vir. E nós sabemos que existe todo um custo de instalação e todas outras demandas para que possam permanecer. Para nós é um começo, uma forma de tentar acolhê-los e promover uma interação, para que assim possamos incentivar a saída dos nossos alunos para outros países e a vinda de estudantes de fora para a nossa universidade”, explicou.

O lançamento oficial dos editais com mais informações a respeito do número de vagas, inscrições e documentação a ser submetida está previsto para ser realizado nesta quinta-feira (24/11).

SIUFPI 2022 - Durante mais de uma semana, a 4ª edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) está promovendo diversos eventos simultâneos, que trazem entre as suas atividades conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis e divulgando os diversos trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos. Neste ano, o tema do SIUFPI é “Despertar a ciência para as novas gerações”. O objetivo é difundir o benefício da ciência na vida cotidiana e reconhecer seu valor como critério norteador de boas políticas públicas.