"Experiências de Internacionalização" é tema de mesa-redonda no VI Ciclo de Palestras da PRPG

Imprimir
Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 14h15

DSC_0461.jpg

Mesa de honra da manhã desta quarta (23) promovida pelo VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação

Em continuação com o VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação, parte da programação do SIUFPI (Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí) 2022, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) promoveu na manhã desta quarta-feira (23) a mesa-redonda “Experiências de Internacionalização da UFPI”, com debate voltado à Internacionalização e Autoavaliação dos programas da UFPI. A solenidade foi mediada pela coordenadora do PPG em Políticas Públicas, Profa. Solange Teixeira. 

Estiveram presentes na mesa de honra: a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Regilda Moreira-Araújo; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Profa. Maria Eliete Batista Moura; a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Profa. Edna Maria Joazeiro; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Prof. Antônio Cardoso do Amaral.

DSC_0455.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-graduação, Profa. Regilda Moreira-Araújo

Iniciando a discussão, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, destacou a importância das bolsas e auxílios oferecidos pela Universidade aos pesquisadores e discentes estrangeiros. "Sempre que possível, a UFPI busca lançar novos editais voltados para alunos estrangeiros e pesquisadores. É importante pensar nessa promoção de inclusão, é um passo primordial no processo de internacionalização da nossa Universidade'', disse.

DSC_0465.jpg

Profa. Maria Eliete Batista Moura.

A coordenadora do PPG em Enfermagem, Profa. Maria Eliete Batista, relatou sua experiência no desenvolvimento internacional da UFPI e evidenciou o avanço dos programas de pós-graduação. "Nossa pós-graduação em Enfermagem avançou um ponto na nota de avaliação, conseguimos avançar de forma satisfatória. Atualmente, contamos com muitos alunos estrangeiros no nosso programa e isso é resultado do processo de internacionalização que a UFPI tem estimulado", pontuou. 

DSC_0478.jpg

Profa. Edna Maria Joazeiro

Destacando os programas de pós-graduação de CCHL, a Profa. Edna Joazeiro ressaltou a notabilidade: "Estar aqui significa a visibilidade da ciência e da pesquisa. Estamos construindo conhecimento e mostrando ao mundo o que estamos fazendo dentro da Universidade. Precisamos acreditar que a ciência não tem fronteira e acreditar que ela pode dialogar de uma forma humana", frisou a Diretora do CCHL.

Após as falas de abertura, foi concedido ao público presente um momento de perguntas e dúvidas. Na ocasião, os membros presentes na mesa de honra contestaram as indagações e destacaram projetos, editais e propostas dos programas.

DSC_0468.jpg

Público presente na mesa-redonda

Representando a FAFEPI, o Prof. Antônio Cardoso deu ênfase à importância da parceria entre a Instituição e a UFPI. "“Estamos saindo com a sensação de que conseguimos colher bons frutos. Temos a expectativa de colaborar muito mais com a internacionalização da UFPI. Tenho certeza que com esforço e trabalho vamos chegar ainda mais longe", comentou.

Responsável pela relação entre a FAFEPI e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Francicleiton Pinheiro, aproveitou o momento para incentivar a busca dos discentes à editais das instituições. "Os pesquisadores precisam buscar as chamadas do CONFAP. Estamos sempre divulgando editais e é importante que os estudantes estejam sempre visitando os sites das chamadas divulgadas. Isso é uma grande ajuda e incentivo à pesquisa", comentou.

DSC_0484.jpg

Mesa redonda promoveu debate com perguntas e respostas.

A programação completa promovida pela mesa-redonda foi transmitida pelo canal UFPI TV. O encerramento da programação do VI Ciclo de Palestras da PRPG será hoje (23), às 18h. O SIUFPI 2022 segue até o dia 1º de dezembro com diversas atividades simultâneas. Acesse o site oficial do evento aqui e confira a programação completa.