UFPI aprova projeto no CNPq para desenvolvimento de bioquerosene de vísceras de peixe para aviação

Imprimir
Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 11h28

Já imaginou uma tecnologia que substitua os combustíveis da aviação por gordura de peixe? Pois esse é o objetivo do projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvido pelo Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A linha agraciada (Combustíveis do Futuro), promovida pelo edital N° 18, tem como finalidade trazer soluções para o usos alternativos de  combustíveis fósseis.

O projeto da UFPI visa à nacionalização de tecnologia para o desenvolvimento de bioqueresone de subprodutos ou descartes  do setor pesqueiro e, mais especificamente, o uso de vísceras do peixe Tambaqui. A ideia é promover para o Brasil uma tecnologia acessível e mais barata, que tenha como matéria-prima produtos que não disputam com o setor alimentício - o que é uma exigência do mercado sustentável atual.

bioquerosene 4

Projeto da UFPI  desenvolve bioqueresone de víceras de Tambaqui.

Segundo o professor Assis Mota, coordenador do projeto, o CNPq disponibilizará recursos na ordem de 1 milhão de reais, e a produção do bioquerosene atuará em frente multidisciplinar, tendo a primeira fase na criação de uma planta com tecnologia 100% nacional, para então a construção de produtos e testes, feitos em parceria com outras universidades como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual do Ceará.

bioquerosene 11

Professor coordenador do projeto, Assis Mota (ao meio), com os professores do grupo GEAPI, Antônio Bruno, engenharia mecânica, e Nayara Cardoso, engenharia de produção.

“A ideia partiu do uso de matéria prima que não sejam produtos alimentícios e assim não acabem gerando outros problemas como escassez de alimentos. Teremos engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas e engenheiros de produção trabalhando com o intuito de obter os melhores dados e projetar a nossa tecnologia. Teremos a instalação da planta no Centro de Tecnologia (CT) da UFPI e assim depois de dominarmos essa tecnologia a intenção é licenciarmos e assim trazermos mais recursos não só para a UFPI, mas também para todo o Brasil”.

O Professor ainda destacou que só existe uma fornecedora de tecnologia semelhante no mundo, advinda dos Estados Unidos, e, que gera, por uma planta, cerca de 100 milhões de dólares. “O nosso interesse é esse. De termos a nossa tecnologia validada aqui na UFPI para então termos licenças para o Brasil e para outros países; o que gerará mais ofertas de emprego e colocará a UFPI como protagonista na produção de tecnologia em todo o mundo”, afirmou.

O Diretor do CT, Marcos Lira, considerou que essa aprovação representa um marco do trabalho desenvolvido pelo GEAPI, e por sua vez pela UFPI. “Mais uma vez, a UFPI demonstra a sua qualidade e importância para a nossa sociedade, onde tiramos nossos trabalhos do papel em benefício de todos”, disse.

bioquerosene 16

Diretor do CT, Marlos Lira.