III Seminário Enade: debates abordam inclusão da pessoa com deficiência e cidades e qualidade de vida

Imprimir
Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 18h28

WhatsApp_Image_2022-11-07_at_17.14.21.jpeg

Mesas temáticas são destaque no primeiro dia de palestras do III Seminário Enade

Dando continuidade à programação do III Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/UFPI), foram realizadas na tarde desta segunda-feira (7) mesas temáticas sobre inclusão da pessoa com deficiência, habitação e qualidade de vida. A programação do evento segue até amanhã (8), sendo realizada em formato híbrido, com a participação de professores e de alunos. A transmissão está sendo realizada pelo canal UFPI TV, no Youtube.

Durante a palestra de abertura “Ética, democracia e cidadania: as dimensões da sociodiversidade, multiculturalismo acessibilidade e inclusão social”, o Prof. Fábio Abreu, do Departamento de Filosofia da UFPI, destacou que a acessibilidade é fundamental para inclusão de pessoas com deficiência.

“Por muito tempo a deficiência foi vista por uma perspectiva biológica e médica ou como um problema individual. No nosso país, as políticas e nomenclaturas para essas pessoas já podem ser consideradas defasadas. Uma crítica que eu faço é que o tema pessoa com deficiência é completamente escasso na filosofia e isso precisa mudar”, disse.

Outro tema abordado durante a  mesa temática foi "Estado, sociedade e trabalho: Cidades, habitação e qualidade de vida", conduzido pelo Prof. Antônio Cardoso, docente do Curso de Geografia. Na ocasião, o professor provocou a plateia a imaginar as várias formas de se pensar a cidade e como seus agentes interagem entre si. 

“É uma temática extremamente desafiadora. São três perspectivas que afetam diretamente a nossa vida cotidiana e que nos fazem abrir um diálogo com a sociedade contemporânea, pois recentemente vivenciamos em um momento de reclusão e é importante ter essa perspectiva de olhar para a cidade onde vivemos e temos interações sociais”, explicou.

Na sequência das apresentações, o professor Ricardo Alaggio, do Departamento de Economia da UFPI, ministrou  palestra sobre os “Processos de globalização e política internacional: em debate o processo de sustentabilidade”. O momento foi conduzido pela Prof. Mariane Goretti de Sá.

ENADE 2022: De acordo com a portaria 41/2022 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão avaliados os seguintes cursos de bacharelado na Universidade: Administração, Administração Pública (CEAD/UFPI), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Hab. Jornalismo, Turismo, Direito e Serviço Social. Atualmente, a Instituição conta com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do Inep. A avaliação que tem 5 como valor máximo, depende do ciclo avaliativo do Enade. O III Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) segue com atividades nesta terça-feira (8), confira a programação completa aqui