UFPI discute prevenção ao câncer de mama em ação do Outubro Rosa nesta quinta (6) e sexta (7)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h46

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lança a campanha do Outubro Rosa nesta quinta-feira (6). Serão dois dias de atividades com a realização de blitz educativas nas unidades administrativas e de ensino, além da distribuição de materiais informativos sobre o combate e prevenção ao câncer de mama. A campanha é resultado de parceria entre o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Superintendência de Recursos Humanos (SRH/UFPI) e o projeto de extensão “Entre Elas” do Departamento de Enfermagem, a ação também conta com o apoio da Superintendência de Comunicação Social (SCS).

FLAVIA_LORENE-2.jpg

Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne

Segundo a Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne, a iniciativa faz parte do programa de qualidade de vida do trabalho. “Nós pretendemos atingir o plano institucional da Universidade, levando em consideração trabalhar aspectos de bem-estar, saúde, segurança física, mental e social dos nossos servidores e colaboradores, assim como capacitar para realizar atividades com segurança e bom uso da energia pessoal. Vale lembrar que após o lançamento do Outubro Rosa em Teresina, vão acontecer outras atividades como esta nos campi fora de sede”, explicou. 

A médica do trabalho da SESMT, Lílian Rêgo, ressalta a importância da parceria com o projeto de extensão “Entre Elas”. “Esperamos, enquanto SESMT, que vários projetos ligados à saúde e segurança de alunos, professores e pacientes (nos casos dos estabelecimentos de saúde da Instituição) sejam estendidos para nossos servidores. Enquanto médica do trabalho, desejo que essa parceria perdure por muito tempo e que outros parceiros possam nos ajudar na missão de levar informação de saúde aos trabalhadores da nossa UFPI”, frisou. 

DSC_0443_31.jpg

Assistente Social da SRH, Líbia Mafra

A Assistente Social da SRH, Líbia Mafra, fala que o serviço social está em contato com as políticas públicas, correspondendo uma das frentes profissionais à saúde do trabalhador. “A campanha Outubro Rosa tem muita importância dentro da nossa unidade, que é a Superintendência de Recursos Humanos, logo que uma das suas principais preocupações é a qualidade de vida do servidor. Nesse sentido, quando desenvolvemos a ação, estamos atentos com a prevenção, o diagnóstico precoce, como também deixar claro que homens também são acometidos pela doença”, destacou.

Blitz educativa - Com o intuito de compartilhar informações, promover a conscientização sobre câncer de mama e incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazer mamografia, nesta quinta (6) e sexta (7) serão realizadas blitz educativas nos setores acadêmicos e administrativos da UFPI.

Presente na ação, o projeto “Entre Elas” é composto por 20 estudantes do Curso de Enfermagem da UFPI, sendo coordenado pela professora Lívia Carvalho Pereira, além da presença de quatro professores colaboradores. No primeiro dia, as intervenções informativas acontecem na Administração Superior (Reitoria, PRAD, PROPLAN, Protocolo, SRH, STI), RU Central, PRAEC, CCN e CCA. Já no segundo dia, os estudantes estarão presentes no CCHL, CCE, RU 2, Biblioteca, CT e Curso de Educação Física. 

De acordo com a professora Lívia Carvalho, a proposta é atuar de modo integrado com alunos extensionistas, professores colaboradores e os servidores do SESMT. “Do mesmo modo que buscamos contribuir com o fortalecimento das atividades de extensão, queremos reforçar o papel do SESMT frente à nossa Instituição. Então nesse projeto nós já levamos educação e saúde para a comunidade externa, por isso aceitamos esse convite com muita alegria de participar de ação dentro da Universidade, e poder reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama”, pontuou.

Em Bom Jesus, o Diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, Everaldo Moreira, afirma que as ações do Outubro Rosa serão intensificadas digitalmente para atingir um maior público. “Nós faremos uma ampla divulgação nas nossas mídias sociais, assim como nos murais e corredores dos campus com o intuito de conscientizar a nossa comunidade acadêmica da importância do acompanhamento médico para o tratamento e detecção precoce do câncer de mama”, enfatizou.