Setembro Amarelo: ações de apoio à saúde mental na UFPI ocorrem durante todo o ano

Imprimir
Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 17h09

Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a necessidade do autocuidado e valorização da vida, foi instituído, no dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de todo o planeta.  

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo marca o mês inteiro sobre a temática nos diversos setores da sociedade civil. Por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, hoje a campanha é uma das mais conhecidas entre os brasileiros. Mas como andam o desenvolvimento das temáticas nos estados e nos setores públicos do Brasil? 

No Piauí, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), vem desenvolvendo um papel fundamental para os avanços dessas discussões e que partem não apenas do mês alusivo, mas sim de trabalhos realizados ao longo dos anos. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI), desenvolve um serviço de psicologia escolar e educacional que promove ações direcionadas aos estudantes, com o objetivo de contribuir com o processo educacional e com o seu desenvolvimento integral apontando para a saúde mental e qualidade de vida dos alunos.

sapspraec 13

Equipe de psicólogos do SAPSI (da esquerda para direita), Kleyson Matos, Izabelly Abreu e Carlos Eduardo Leal

Segundo psicóloga da UFPI, Izabelly Abreu, o  SAPSI atua em duas frentes: o de atendimento individual dos estudantes que os procuram ou por encaminhamentos de professores e coordenadores de cursos e de ações coletivas, em participação e promoção de eventos educacionais sobre a saúde mental. “Os alunos que aqui chegam têm a possibilidade de ter quatro encontros, podendo ser prorrogados por mais quatro, com nossos psicólogos;  temos como foco desenvolver habilidades e competências para que o estudante consiga melhorar o seu desenvolvimento acadêmico e possa performar de uma maneira positiva dentro da Universidade e assim permaneça e conclua o seu curso na UFPI”.

sapspraec 2

Psicóloga Izabelly Abreu

Kleyson Matos, também psicólogo do SAPSI, destaca que a modalidade de serviço parte de aconselhamento psicológico e aqueles casos que requerem maior atenção ou psicoterapias são encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. “Se a gente recebe uma demanda que não é possivel ser atendido pelo SAPSI nós fazemos um encaminhamento para rede de assistência de saúde mental do município ou para as clínicas escolas de centros de ensino superior, da rede pública e privada que oferecem serviços gratuitos”, disse.  

sapspraec

 Psicólogo Kleyson Matos

Prevenções ao suícidio 

Dados da OMS apontam que a cada 45 minutos uma morte por suicídio é registrada no País. É a terceira causa de morte entre os jovens de 15 e 29 anos. Os fatores que levam a esses registros são diversos, como fatores biológicos, genéticos, uso de entorpecentes, culturais e fatores psicológicos.

Com isso, os psicólogos da UFPI apontam que o trabalho contra o suicídio não deve partir apenas em uma frente, como apoios psicologicos, mas sim em caráter multifatorial, com atuações pedagogicas, apoio do Serviço Social, trabalhos educacionais e culturais, entre outros. A prevenção, segundo eles, é o conjunto de ações de todos os setores públicos e privados, com o intuito não só de informar como também de promover ações contra o suicidio. 

Partindo disso, Izabelly informa que os estudantes da UFPI, atendidos pelo SAPSI, que apresentam intensos transtornos mentais, muitas vezes, necessitam também de apoios psiquiátricos. “É importante destacar que essas demandas são encaminhados aos CAPS do município para um trabalho em conjunto, para assim identificar e tratar os pacientes de acordo com sua necessidade. Se um tratamento psiquiátrico, social, ou psicoterapia”, afirma.

sapspraec 7

A prevenção contra o suicídio parte de uma ação multifatorial 

 Atendimentos durante a pandemia

Na UFPI, o SAPSI, antes do periodo pandêmico, possuia uma média de 750 atendimentos por ano, de estudantes de Teresina, Picos e Floriano. A partir de 2020 esse número quase que dobrou para uma média de 1250 atendimentos. Isso se deve, segundo o SAPSI, a diversos fatores, como o aumento da ansiedade, problemas financeiros e à própria reclusão.

Kleyson Matos considera que esses aumentos durante a pandemia foram desafios tanto para a SAPSI como para os pacientes, já que os atendimentos passaram a ser online. “No começo, tivemos que nos adaptar a essa nova realidade, mas hoje o formato nos possibilitou os atendimentos híbridos. Agora atendemos os nossos pacientes de maneira virtual o que possibilita a resolução de problemas como a locomoção. Hoje o estudante escolhe a melhor maneira em que ele quer receber o atendimento”.

Outras ações 

O SAPSI, como uma de suas frentes de atuação é a ação coletiva, tem participado em diversos eventos dentro e fora da Universidade, tratando, durante todo o ano, de assuntos relacionados à saúde mental. Entre elas a Semana de Saúde Mental da UFPI, alusivo ao Setembro Amarelo, que acontece, em 2022, durante a última semana do mês, em que são tratados temas como Saúde Mental no Ensino Superior e diversas oficinas com conteúdos variados como Regulação Emocional, Ansiedade, Resolução de Problemas, e as Redes de Saúde Mental do Município. 

sapseventoII

sapseventoI

SAPSI promove semana de palestras e oficinas sobre Saúde Mental

Em 2022 muitos setores da UFPI também realizaram comemorações ao mês de combate ao suicídio, Setembro Amarelo. O Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), realizou a II Reunião de Pais e Mestres, ocorrido no dia 15, onde, além de assuntos pedagógicos, foram tratados temas sobre saúde mental. O Colegio Técnico de Teresina (CTT) realizou no dia (28) o evento Setembro Amarelo, que marca a abertura do Projeto de Extensão Fala que eu Te Escuto, e remete aos cuidados da saúde mental de professores e alunos do CTT. O Centro de Educação Aberta (CEAD), durante todo o mês, realiza palestras em prol da saúde mental.

bomjesusset

CTBJ realiza II Reunião de Pais e Mestres com temas sobe Saúde Mental

ceadsetembro

CEAD promome palestras em prol da Saúde Mental

cttset

CTT lança Projeto de Extensão "Fala que eu Te Escuto", que remete aos cuidados da saúde mental