CTT lança projeto para valorização da vida e autocuidado

Imprimir
Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 13h24

Fotos_Palestra_Setembro_Amarelo_CTT-25.jpg

Mesa de honra na abertura do evento

No mês em que as atenções se voltam de forma especial à valorização da vida e autocuidado, o Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove o projeto de extensão “Fala, que eu te escuto”. A abertura da ação aconteceu nesta quarta-feira (28), no auditório do Colégio, com a realização da palestra “Você não está sozinho: Valorizando a vida durante e após a pandemia”, ministrada pelo Prof. Fernando Guedes, doutor em Enfermagem e líder do Grupo de Estudos sobre Enfermagem, Violência e Saúde Mental da UFPI.

Fotos_Palestra_Setembro_Amarelo_CTT-16.jpg

Alunos e docentes do CTT prestigiam do evento em alusão ao Setembro Amarelo

O evento contará com rodas de conversa voltadas a alunos e seus pais e responsáveis, bem como aos docentes e todo o corpo técnico do CTT. Na entrada do auditório, o público recebeu mensagens de valorização à vida escritas e ilustradas manualmente pela equipe organizadora.

Fotos_Palestra_Setembro_Amarelo_CTT-22.jpg

 Mensagens produzidas pela organização do projeto de extensão "Fala, que eu te escuto"

A pró-reitora de Extensão e Cultura (PREXC), Deborah Dettman, também marcou presença no evento e destacou os objetivos da ação, especialmente do projeto. “Desejamos que os alunos vejam a escola/universidade também como um ambiente de cuidado”, destaca. “Um ambiente escolar em que o aluno se sinta feliz e acolhido é essencial para o seu bem-estar e sucesso acadêmico”, conclui.

Fotos_Palestra_Setembro_Amarelo_CTT-10.jpg

Pró-reitora de Extensão e Cultura (PREXC), Deborah Dettman

A superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Profa. Virginia Muniz, ressalta que a iniciativa contribui para que especialmente os estudantes sintam-se acolhidos pela Instituição, principalmente após a pandemia da covid-19. “Percebemos ainda mais o quanto precisamos uns dos outros. E como trabalhamos com o público adolescente, entendemos a importância de incentivar o cuidado com eles, numa relação de confiança e atenção”, disse.

Fotos_Palestra_Setembro_Amarelo_CTT-2.jpg

Superintendente do EBTT, Profa. Virginia Muniz

O diretor do CTT,  Prof. Francisco Mousinho, também destaca a importância de estratégias de ação que remediem os impactos que a pandemia causou na saúde emocional, principalmente dos alunos. “Depois de um período de intenso distanciamento, por conta da pandemia, os alunos e professores sentiram bastante o impacto nas relações pessoais, inclusive com o retorno das atividades presenciais”, explica, ao comentar o lançamento do projeto de extensão e reforçar que ações como essa sempre serão incentivadas pelo Colégio.

Fotos_Palestra_Setembro_Amarelo_CTT-13.jpg

Diretor do CTT,  Prof. Francisco Ednaldo Pinto Mousinho

A coordenadora do projeto é a Profa. Natália Pereira Marinelli (CTT/UFPI), do curso técnico de Enfermagem. Ela explica que a ação é realizada com a colaboração dos professores e alunos do curso. “O projeto de extensão aborda vários temas relacionados à saúde mental e emocional, que serão escolhidos pelos próprios alunos e por seus pais responsáveis”, explana. 

Fotos_Palestra_Setembro_Amarelo_CTT-4.jpg

Profa. Natália Pereira Marinelli (CTT/UFPI), coordenadora do projeto de extensão

Maria Gabriele de Carvalho é voluntária no projeto de extensão e aluna do 4º período letivo do curso técnico de enfermagem do CTT. Para ela, “o projeto incentiva que os adolescentes procurem cuidar da sua saúde mental, com o apoio dos profissionais da área da saúde do nosso Colégio”.

Fotos_Palestra_Setembro_Amarelo_CTT-8.jpg

Maria Gabriele de Carvalho, voluntária do projeto de extensão e aluna do curso técnico de Enfermagem

A solenidade de lançamento do Projeto também contou com o Prof. Jocivaldo de Carvalho Pacheco, vice-diretor do CTT; a Profa. Naira Costa Rego, coordenadora do curso Técnico em Enfermagem; a Profa. Luzineide Fernandes, coordenadora do curso Técnico em Agropecuária. Também colaboram com ação o Prof. Carlos Sá, do curso Técnico em Informática, e a Profa. Marciane Souza, do ensino médio.