Aberta na UFPI X Jornada de Matemática

Imprimir
Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 14h36

Jornada_de_Matematica-9.jpg

Mesa de abertura da X Jornada de Matemática no Auditório do Departamento de Biologia

Teve início nesta quarta-feira (21/09), a X Jornada de Matemática, que acontece no Auditório do Departamento de Biologia, localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN), do campus sede da Universidade, em Teresina.  O evento, organizado por professores do Departamento de Matemática da UFPI e de outras instituições, acontece durante três dias, com encerramento na sexta-feira (23/09). Com uma programação rica em conteúdos da área, a Jornada conta com palestras distribuídas nos turnos manhã e tarde.

Jornada_de_Matematica-20.jpg

O Reitor Gildásio Guedes, durante a abertura do primeiro dia da "X Jornada de Matemática da UFPI"

A abertura da Jornada contou com a participação do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, que já foi professor do Curso de Matemática da Universidade, além de chefe de departamento da graduação e diretor do CCN. Durante a solenidade, ele destacou a importância do evento na formação dos alunos, na construção de conhecimento novo na área. “A organização de um evento como este, pelo Corpo docente de Matemática da UFPI, é de grande importância para o ensino na área e para a qualificação profissional dos estudantes. Fico feliz em ver este auditório lotado e espero que Jornada traga ganhos positivos para todos aqui presentes”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento também o Diretor do Centro de Ciências da Natureza, Edmilson Miranda; o Chefe de Departamento de Matemática, Carlos Humberto Soares Júnior; o Coordenador de Pós-Graduação de Matemática e do evento, Rondinelle Marcolino Batista; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Antônio Cardoso do Amaral; o Secretário da Fazenda do Estado do Piauí, Antônio Luís; dentre outros.

As inscrições para o evento foram abertas para a comunidade acadêmica e interessados. Com cerca de 150 inscritos, a programação conta com a participação de 17 professores da área, dentre eles, docentes da UFPI e de outras instituições do Brasil.

Jornada_de_Matematica-14.jpg

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI e do evento, Rondinelle Marcolino Batista, na abertura do evento

Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI e do evento, Rondinelle Marcolino Batista, a diversificação de palestrantes no evento possibilita a ampliação do conhecimento em matemática. “A jornada de matemática é importante, pois é um momento em que a gente pode mostrar o que o Departamento de Matemática e o Programa de Pós-Graduação do Curso têm feito, além de ser um momento de interação entre pesquisadores da Instituição e pesquisadores que estão visitando. Além disso, os alunos também têm a oportunidade de ver o que está sendo feito em matemática”, destacou o coordenador.

Jornada_de_Matematica-27.jpg

Rony Barbosa, Pós-Graduando de Matemática, em Geometria, pela UFPI

Para os inscritos na Jornada, a possibilidade de expandir conhecimento na área é animadora. Rony Barbosa é Pós-Graduando de matemática, em Geometria, pela UFPI, e já atua na área como professor em uma instituição. Ele enfatiza que está é uma ótima oportunidade de aprendizado, além da possibilidade de reproduzir estes conhecimentos nas salas de aulas. “A expectativa acerca destes eventos sempre é imensa até porque, queira ou não, esses professores vêm mostrar os seus trabalhos e as suas experiências, e mostrar também como está a questão de seus alunados da UFPI e de outras universidades", acrescentou.

Jornada_de_Matematica-23.jpg

Inscritos do evento, durante o primeiro dia de palestras

O evento ocorre todos os anos, e voltou a acontecer presencialmente, após dois anos on-line, em razão da pandemia de covid-19.