UFPI e UFC discutem criação de mestrado em Inovação Tecnológica e Educação em Saúde Digital

Imprimir
Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 10h21

WhatsApp_Image_2022-09-21_at_10.14.57.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, durante reunião com representantes da UFC para discutir novo curso de mestrado interinstitucional

O Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, realizou na segunda-feira (20/9) reunião com o Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Glauco Lobo Filho, e o diretor do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC, Luiz Roberto Oliveira. O encontro discutiu parceria já firmada entre as duas Instituições para cooperação didático e técnico-científica em ensino, pesquisa e extensão com o intuito de implantar o curso de mestrado em Inovação Tecnológica e Educação em Saúde Digital a ser desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) e Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES/UFPI).

Segundo o professor Viriato Campelo, a audiência foi oportuna para tratar do intercâmbio de conhecimento entre as universidades e a formação de profissionais em Saúde Digital. “Temos o propósito de especializar pessoas na área, mas queremos ir além disso, trazer o tema da Saúde Digital para disciplinas nos cursos de graduação em saúde e promover também ações de extensão”, disse.

O mestrado tem caráter profissional e será ofertado de modo interinstitucional com um total de 50 vagas divididas entre a UFPI e UFC. De acordo com o NUEPES, a pós-graduação stricto sensu tem o objetivo de capacitar profissionais e educadores da área da saúde. A ementa do curso será composta por disciplinas, como: saúde informada por evidências, metodologia científica, estatística, o uso de base de dados como instrumento de trabalho, ética com o uso da saúde digital, entre outras.

A Saúde Digital compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre o estado de saúde para os cidadãos, profissionais de saúde e gestores públicos. O termo Saúde Digital é mais abrangente do que e-Saúde e incorpora os recentes avanços na tecnologia, como novos conceitos, aplicações de redes sociais, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), entre outros.

No momento, o novo Programa de Pós-Graduação aguarda aprovação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para seu funcionamento.