Projeto da UFPI demonstra potencial bioherbicida de espécies vegetais da região de Bom Jesus

Imprimir
Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2022, 14h01

Bioensaios em casa de vegetação usando extratos das espécies vegetais contra a planta daninha Bidens bipinnata L. 2

Bioensaios em casa de vegetação usando extratos das espécies vegetais contra a planta daninha Bidens bipinnata L.

Pesquisadores do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI) publicaram artigo na Scientific Reports que demonstra o potencial bioherbicida de espécies vegetais contra a planta daninha Bidens bipinnata L. 

A pesquisa é referente à dissertação de mestrado em Ciências Agrárias de Robson Willian Nunes Lopes, orientado pela professora Francisca Diana da Silva Araújo, coordenadora do grupo de pesquisa Ecologia Química Aplicada (cadastrado no CNPq e certificado pela UFPI), e foi realizada em colaboração com o doutorando Estefenson Marques Morais e o professor Julian Junio de Jesus Lacerda.

A iniciativa do projeto surgiu a partir da crescente necessidade por métodos de controle fitossanitário alternativos aos agrotóxicos e ecologicamente amigáveis ao meio ambiente e à saúde humana. Assim, nasceu a ideia de avaliar o efeito alelopático de espécies vegetais com ocorrência na região de Bom Jesus a fim de investigar seus potenciais no controle de plantas daninhas que acometem lavouras de culturas de importância econômica, como soja, milho, feijão, etc. 

Segundo a orientadora do projeto, o estudo forneceu informações valiosas sobre os efeitos inibitórios alelopáticos em especial das espécies R. communis e P. tuberculatum, gerando subsídios ​​para o desenvolvimento de bioherbicidas ecologicamente corretos.

Coleta_de_dados_dos_experimentos_em_vasos_2.jpeg

Coleta de dados dos experimentos em vasos

A alelopatia refere-se à capacidade de exercer efeitos estimulatórios ou inibitórios por uma planta, incluindo microrganismos, sobre outra por meio de aleloquímicos produzidos e liberados no meio ambiente. Embora a pesquisa sobre aleloquímicos usados como bioherbicidas esteja em andamento há bastante tempo, existem poucos produtos derivados de aleloquímicos no mercado.

No estudo, foram investigados os efeitos alelopáticos das espécies vegetais Dipteryx lacunifera Ducke (popularmente conhecida como castanha-do-gurgueia), Ricinus communis L. (mamona), Piper tuberculatum Jacq. e Jatropha gossypiifolia L. (pinhão roxo) sobre a planta daninha Bidens bipinnata L.

Bioensaios in vitro revelaram que extratos aquosos das espécies vegetais foram capazes de inibir a germinação de sementes e o crescimento de plântulas de B. bipinnata, com destaque para o elevado efeito alelopático evidenciado por R. communis. A aplicação foliar dos extratos de R. communis e P. tuberculatum sobre plantas de B. bipinnata, em experimentos em vasos, causou amarelecimento das folhas, afetando o teor de clorofila e reduzindo o crescimento.

A discriminação dos extratos vegetais por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier acoplada ao acessório de refletância total atenuada (ATR FTIR) combinada com análise de componentes principais (PCA) indicou a presença de compostos aleloquímicos, como fenólicos e terpenóides, que podem estar associados à atividade alelopática.

O artigo referente à pesquisa pode ser acessado aqui.