Conheça mais sobre o curso de Letras-Libras da UFPI; inscrições abertas para nova turma até 22 de agosto

Imprimir
Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2022, 09h11

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_08.53.32.jpegOs mais recentes formados do curso de Libras da UFPI 

Desde 2014 o curso de Licenciatura Letras-Libras, da Universidade Federal do Piauí, cumpre com a missão de formar profissionais para promover uma maior inclusão dos surdos nas atividades sociais. Em 8 anos já passaram mais de 40 egressos no curso de graduação e, na última semana, mais 15 alunos se formaram levando consigo o título de profissionais superiores na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

O curso é organizado em 8 períodos em que o aluno terá acesso às disciplinas que contribuirão para uma maior compreensão sobre o funcionamento da Libras e sobre o processo de ensino de uma língua. As disciplinas estão distribuídas entre pedagógicas do núcleo da licenciatura e disciplinas específicas sobre a língua de sinais e cultura surda, sendo elas: Linguística, Literatura, Estudos Surdos, Tradução, Prática de Libras, Materiais Didáticos e Metodologia.

O coordenador do curso de Libras, Emanoel Barbosa de Sousa, comenta que atualmente há uma maior preocupação das pessoas com o processo de inclusão de maneira geral e que a presença de pessoas surdas nos espaços sociais aumenta essa necessidade de querer saber se comunicar com o outro. Ele reforça a importância da presença e atuação desses profissionais para favorecer a inclusão do surdo nos diferentes ambientes sociais. “Por exemplo, se o sujeito surdo for na padaria, será se terá algum profissional nesse ambiente capaz de atendê-lo em Libras? Precisamos começar a mudança social na formação de indivíduos que conheçam e respeitem as diferenças“.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_08.53.32_1.jpeg Coordenador do curso de Libras, Emanoel Barbosa de Sousa

O coordenador ressalta que a UFPI tem atuado de maneira significativa na inclusão de pessoas surdas no ambiente universitário. “O simples fato de pessoas surdas poderem frequentar a universidade já é algo bastante relevante, pois muda a vida do surdo e também provoca uma movimentação na universidade para promover condições de ensino e aprendizagem para esse público”, afirma.

O curso de Libras da UFPI atua para que o surdo tenha a possibilidade de ingressar em outros cursos, para que assim eles continuem a ocupar mais espaços e com a sua presença incentivar que mais pessoas busquem conhecimento sobre a Libras e seus usuários.

Insrições para a nova turma de Libras 2022.2

Recentemente foi divulgado o edital para ingresso no curso de Letra-Libras no semestre letivo de 2022.2 com o total de 30 vagas ofertadas. Aos interessados as inscrições seguem até o dia 22 de agosto pelo site da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE).  Dentre o total de vagas, mais da metade é reservado para pessoas surdas, 6 para ampla concorrência e 8 destinadas para as ações afirmativas.

Segundo o coordenador, dedicar mais de 50% das vagas para pessoas com surdez é uma proposta de acessibilizar o ingresso, considerando características presentes na comunidade. “Tal seletivo constitui uma política importante na Instituição quando pensamos no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no ambiente universitário”, avalia.