Reitor Gildásio prestigia palestra do Ministro Luiz Fux no TCE-PI, na abertura da programação de 123 anos do Tribunal

Imprimir
Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 17h09

 WhatsApp_Image_2022-08-05_at_16.58.23.jpeg

Reitor Gildásio Guedes, na abertura das atividades de aniversário pelos 123 anos do TCE-PI

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, prestigiou na manhã desta sexta-feira (5), a palestra “Os Tribunais de Contas e o STF: Eficiência, Controle e Accountability”, ministrada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux. O evento marcou o início da programação especial de comemoração dos 123 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que acontecerá no dia 28 de agosto.

DSC_0019.JPG

Segundo Gildásio Guedes, o TCE é um parceiro da Universidade, com diversas ações já realizadas entre as instituições, como convênios em pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, para qualificação dos quadros de servidores do TCE, além do desenvolvimento de softwares e planejamentos estratégicos. “A proximidade da UFPI com o TCE sempre foi exitosa. Dentre nossas parcerias está a oferta de cursos para a qualificação dos servidores do TCE. Então, é muito importante estarmos presentes para fortalecermos os laços e parcerias”, afirmou.

No dia 19 de agosto, o Reitor Gildásio Guedes será agraciado com a Medalha do Mérito do TCE Piauí Conselheiro Jesualdo Cavalcanti, pelos relevantes serviços prestados ao TCE-PI. A Solenidade de Outorga será realizada às 9h30, no plenário do Tribunal, fechando as comemorações do 123º aniversário do Tribunal.

DSC_0025_copy.JPG

Presidente do STF, Ministro Luiz Fux

Durante a palestra, o Ministro Luiz Fux destacou a importância do papel do Tribunal de Contas na fiscalização do uso correto dos recursos públicos. “A utilização do dinheiro público é aferida no primeiro plano pelo Tribunal de Contas. Desse modo, o Tribunal de Contas exerce um papel importantíssimo no tocante à república. E a república significa “res publica”, que é a coisa pública. Quem usa o dinheiro público tem que ser transparente, claro e efetivo. Tem que dizer onde gasta e por quê gasta”, explicou.

A Conselheira Lilian Martins, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, deu as boas-vindas a todos, com  especial cumprimento ao Ministro Luiz Fux, destacando a alegria e a relevância do dia de hoje para o TCE-PI, frisando se tratar "de um momento ímpar para o nosso estado". 

Estiveram presentes, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, Erivan Lopes; e o presidente da Editora Fórum, Luís Claudio Ferreira, além de deputados, secretários, e servidores do TCE-PI.