UFPI lança campanha para estimular consumo consciente e sustentável de energia elétrica

Imprimir
Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2022, 20h45

destaque_site_eficiencia_energética_1.png

A Universidade Federal do Piauí lança nesta sexta (15/07) a campanha “UFPI, Consumo Consciente: Acenda essa ideia!”, que consiste na divulgação de materiais educativos no site, redes sociais e espaços da Instituição para o uso sustentável da energia elétrica. A proposta é engajar toda a comunidade acadêmica a mudar rotinas e ter novos hábitos para evitar o desperdício de energia elétrica. Com o retorno das atividades presenciais na UFPI, o consumo de energia elétrica aumentou, e a Universidade convida todos a adotar o uso mais racional do recurso.

WhatsApp_Image_2022-07-15_at_11.45.16.jpeg

Setores da UFPI envolvidos na campanha durante reunião nesta quinta-feira (14/7)

A campanha é desenvolvida pela Superintendência de Comunicação (SCS/UFPI), em parceria com a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE/UFPI), Pró-Reitorias de Planejamento (PROPLAN) e Administração (PRAD) e a Prefeitura Universitária (PREUNI).

A Presidente da CICE, Cristiana Leite, explica que a campanha irá focar no redesenho de hábitos, na adoção também nos ambientes da Universidade de preocupações simples que muitas vezes já se tem em casa. "Não se trata de racionamento, mas sim de garantir boa produtividade nas atividades da UFPI, com menor consumo elétrico", explica a presidente. 

A CICE foi criada em 2016 por um grupo de professores do Departamento de Engenharia Elétrica, após uma premiação do Ministério da Educação que incentivava a execução de ações de eficiência energética. A Comissão realiza atividades, como análises da tarifação de energia, da redução de reativos, levantamentos de dados de iluminação e refrigeração. Além disso, há o desenvolvimento e acompanhamento de projetos na instituição, como a instalação dos painéis solares do Departamento de Engenharia Elétrica. A intenção é que a parceria com os outros setores da UFPI seja cada vez mais intensificada.

PSICOLOGIA-6.jpg

Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales

O Pró-Reitor da PROPLAN, Luís Carlos Sales, enfatiza que a campanha chama a comunidade para adoção permanente de rotinas mais sustentáveis no uso da energia. Para ele, economizar energia deve fazer parte do cotidiano de cada cidadão e, portanto, deve ser incorporado na cultura coletiva. "O uso racional e consciente de energia é uma prática que precisa de muitos seguidores, tanto em momentos de crise como de abundância financeira. Devemos acender esta ideia e desligar tudo que for desnecessário", argumenta o Pró-reitor.

peça_2.png

A Prefeitura Universitária (Preuni) também tem tomado providências para contribuir com uso racional de energia elétrica. As lâmpadas incadescentes e fluorescentes estão sendo gradualmente substituídas por lâmpadas de LED, modelo que além de economizar de 50% a 80% em relação aos tradicionais, também implica menor emissão de carbono. Em toda a Universidade, à medida que surgem demandas, ocorre a substituição pelos modelos mais econômicos.

Pensando em demandar menor consumo de energia, a prioridade é adquirir aparelhos de ar-condicionado com Classificação A de eficiência energética. As ações incluem ainda manutenção da rede elétrica. "Também foram instalados na rede elétrica capacitores, pela Coordenadoria de Manutenção, para compensação da energia reativa (energia indesejada), que gerava custo adicional na conta de energia da Universidade", pontua o Prefeito Universitário em exercício, Evandro Cronemberger.

PEÇA_4.png

Algumas orientações presentes na campanha versam sobre a importância de desligar equipamentos quando não estiverem em uso e aproveitar ao máximo a iluminação natural. Para ilustrar, é dado o exemplo dos monitores: eles economizam cerca de 70% de energia quando estão desligados. Além disso, a temperatura ideal dos aparelhos de ar condicionado é de 24°C, tanto para o bom funcionamento do eletrodoméstico, quanto para evitar gastos excessivos com a energia. A CICE organizará reuniões com centros e coordenações para orientação dos alunos, funcionários e servidores no uso da energia nos espaços comuns. 

peça_6.png

A campanha terá duração indeterminada. A Universidade entende que o consumo consciente é uma necessidade permanente em todos os ambientes e, principalmente, em grandes instituições como a UFPI. A partir dessas medidas, e com o engajamento da comunidade acadêmica, a Administração Superior mantém diálogo e aproximação com os segmentos universitários para que, juntos, todos possam colaborar com o funcionamento sustentável da Instituição.

Confira demais cards com orientações da Campanha:

PEÇA_3.png

peça_5.png

peça_7.png

 

peça_9.png

peça_8.png

peça_10.png

peça_12.png