Debate sobre Ética, bioengenharias e inovação marca último dia II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós

Imprimir
Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 16h46

coloquio_copy.png

Ocorreu na tarde desta terça (5/07) a mesa-redonda “Ética, bioengenharias e inovação”, dando sequência às atividades do último dia do II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação. Nesta edição, o evento voltou a ocorrer também na modalidade presencial, no contexto híbrido, e recebeu pesquisadores da UFPI e de outras instituições brasileiras, com transmissões pelo canal UFPI TV. 

Ao iniciar o evento, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, cumprimentou os presentes e agradeceu a participação dos palestrantes. Para ela, é gratificante poder contar com a participação dos professores, pesquisadores e estudantes na realização do colóquio “A Mesa Redonda é um momento de discussão e de reflexões importantes, principalmente ligadas a esses aspectos éticos”, afirmou a Pró-Reitora. 

Mediados pelo professor Francisco de Tarso, Diretor Técnico da Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense (INEAGRO), o colóquio recebeu os professores Ivan Domingues (UFMG) e Gilson Porto (PROFINIT- UFT), ambos com vasta experiência em estudos sobre a relação entre ética e técnica, a partir de publicações de artigos, livros e na docência acerca do tema. 

Em sua fala, o professor Ivan Domingues ressaltou os direcionamentos para a análise da ética, ciência e técnica. “Pode-se analisar através da antropologia, metafísica, ética ou epistemologia da técnica”, argumentou. Entre os aspectos abordados, os palestrantes explicaram os desafios para a ciência no século XXI. “Precisamos fazer com que a sociedade volte a entender que a ciência é realizada para o benefício coletivo, não em prol de grandes grupos corporativos, de pesquisa ou laboratórios universitários”, explicou o professor Gilson Porto. 

Para finalizar a edição do colóquio, a Palestra de Encerramento contou com a participação dos professores Marco Braga (CEFET-RJ) e Gustavo Silvano Batista (PPGFIL/PPGCOM- UFPI).