Sete cursos da UFPI participarão do ENADE 2022; inscrições vão até o dia 31 de agosto

Imprimir
Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 16h17

WhatsApp_Image_2022-07-05_at_16.04.23.jpeg

Sete cursos da UFPI participam do ENADE 2022

Começa nesta quarta-feira (6/07) o prazo para inscrição de alunos que realizarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2022. As inscrições dos alunos concluintes do Ciclo 3 que farão as provas podem ser realizadas até o dia 31 de agosto, no sistema ENADE. Da UFPI, participarão do exame os cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo), Ciências Econômicas, Direito e Serviço Social. Todos possuem nota máxima no ENADE, 5.

O exame acontece a cada três anos, para um ciclo de cursos; que são contados de 1 a 3. A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes, porém, os ingressantes são dispensados do exame e terão sua regularidade atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Atenção alunos - Após a inscrição feita pelos coordenadores, os estudantes também deverão preencher, na página no ENADE, um cadastro com as informações pessoais, no qual indicarão eventual necessidade de atendimento especial ou tratamento pelo nome social. A participação do aluno concluinte envolve a resposta ao questionário e a realização da prova, que acontece no dia 27 de novembro. 

O conceito ENADE possui um tripé de avaliação: estudantes, cursos e a própria instituição. Ele avalia o desempenho do aluno, aplica o resultado na definição do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliado pela instituição. Os estudantes são avaliados em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes dos cursos de graduação, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação geral e profissional, bem como o nível de atualização de seus conhecimentos.

Por meio do ENADE a instituição é avaliada com nota de 0 a 5, sendo a última referente ao conceito de excelência. “A universidade que possui a nota máxima tem mais possibilidades de ampliar os recursos para políticas sociais e públicas e incremento de bolsas de estudo, monitoria, iniciação científica e afins”, explica Edna Magalhães, procuradora institucional da UFPI. “Um bom resultado torna a universidade mais bem assistida financeiramente e bem reconhecida socialmente, o que colabora para que seus egressos apresentem melhor desempenho na vida profissional”, completa.

Atualmente, a UFPI tem o conceito 4 no ENADE, avaliado no último triênio. De acordo com Edna Magalhães, o objetivo é atingir a nota máxima, e para isso, foi desenvolvido um conjunto de ações para os coordenadores de cursos do ciclo 3, que envolvem seminários sobre o ENADE, cursos de formação e acompanhamento. Na próxima terça-feira (12), será realizado um treinamento com todos os coordenadores. Também será lançada uma campanha de mídia na UFPI, divulgando o selo ENADE.

O curso de Ciências Contábeis, que possui conceito 5 no ENADE, já tem se mobilizado para o exame desde o início do período letivo. A coordenadora Salvina Veras destaca que “o preparo dos estudantes para o exame acontece durante todo o curso e os próprios alunos buscam informações e orientações para a realização da prova”. Ela ressalta o impacto da avaliação positiva no exame. “A nota que atingimos reafirma o compromisso de todos os docentes e alunos para com o curso e reforça o padrão que alcançamos e que buscamos sempre manter. Além disso, esse resultado é refletido nos egressos, que alcançam êxito em suas carreiras profissionais”, conclui.

O Edital 51/2022 do ENADE 2022 foi divulgado dia 24 de junho, com todas as orientações necessárias. A comunição com os alunos é feita diretamente pelo INEP. 

Passarão pela avaliação cursos de 26 áreas de graduação. No grau acadêmico bacharelado, também serão avaliados os cursos de Administração Pública, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo. Já os cursos superiores de tecnologia que farão a prova são: Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.