Abertura do II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da UFPI acontece nesta segunda (04/07)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 17h18

WhatsApp_Image_2022-07-04_at_16.31.59.jpeg

Mesa de abertura do II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da UFPI

Nesta segunda-feira (4), aconteceu a abertura do II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o tema “Ética: bioengenharias, experimentação animal e inovação”. A programação segue até esta terça (5), sendo realizada em formato híbrido com a participação de pesquisadores da UFPI e de outras instituições brasileiras. A transmissão está sendo realizada pelo canal UFPI TV, no Youtube.

A abertura contou com a participação da Profa. Regilda Moreira-Araújo, Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, que nesta solenidade representou o Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes; do Prof. Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia da UFPI; e do Prof. Helder Carvalho, do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Universidade.

Segundo a professora Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora da PRPG, o encontro de professores da UFPI e de outras universidades do país enriquece o evento com a possibilidade do compartilhamento de inúmeras experiências. “É com muita satisfação que abrimos esse evento que seguirá até amanhã com palestras, mesas-redondas e outras atividades que nos ajudarão a discutir este importante tema que propõe o debate da ética relacionada à tecnologia e experimentação animal”, disse.

WhatsApp_Image_2022-07-04_at_16.29.27.jpeg

 Paula Sibilia, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

 A palestra de abertura “Mitos da tecnociência contemporânea: entre a digitalização e a otimização da vida” foi ministrada pela professora Paula Sibilia, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Durante sua fala, a docente destacou a compatibilidade das pessoas com as tecnologias digitais e com os modos de vida que elas supõem, propõem e estimulam.

“Cada vez mais a humanidade vai se tornando compatível com a aparelhagem cultural de cada momento histórico. A tecnologia, no seu sentido mais amplo, faz parte cada vez mais da nossa cultura. Isso representa basicamente essa passagem da forma mecanizada da vida para a um projeto digital, típico da contemporaneidade”, explicou.

Para o professor Helder Carvalho, mediador da apresentação, os debates relacionados ao uso da tecnologia são sempre bem-vindos para que se discuta a evolução ética da humanidade para os próximos anos. “A ciência hoje não se faz sem estar associada à sua dimensão tecnológica e a pergunta ética que fazemos é em relação a como normatizar, porque, no final das contas, não podemos deixar mais de usá-la”, disse o mediador.

Após a palestra, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Princípios éticos e práticos do uso de animais de experimentação”, com a participação do Prof. Ney Rômulo de Oliveira, coordenador do Biotério da UFPI; da Prof. Fernanda de Castro; e do PPG em Farmacologia; do Prof. Fernando de Amorim, do PPGCF e PPGFARM. A mediação foi realizada pelo Prof. Jozivan Guedes, do PPGFIL e do PPGCP.

O II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da UFPI é realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e toda a programação é aberta à comunidade interna e externa à Universidade. Para acompanhar a transmissão das atividades do dia 05 de julho, clique aqui.

Confira a programação:

WhatsApp_Image_2022-07-04_at_16.25.41.jpeg