UFPI cria Câmara de Ensino de Pós-Graduação que avalia a distribuição de bolsas CAPES

Imprimir
Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 17h21

WhatsApp_Image_2022-07-01_at_08.50.55.jpg

Primeira reunião da Câmara de Ensino de Pós-Graduação da UFPI

A Câmara de Ensino de Pós-Graduação tem por intuito desenvolver projetos pertinentes à pós-graduação, além de estabelecer critérios e avaliações contínuas que zelem pela qualidade dos PPGs da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nesse sentido, a primeira reunião teve o propósito de elaborar os critérios internos adicionais aos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para distribuição das bolsas extras do Programa de Demanda Social. A criação da Câmara foi uma ação da atual Administração Superior, ao observar que desde a separação das pró-reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa e Inovação, a Câmara de pós não tinha efetivado sua implementação. 

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) recebeu 22 novas bolsas, sendo 14 para mestrado e 8 para doutorado. A distribuição das bolsas vai acontecer considerando os processos seletivos realizados pelos PPGs da UFPI, verificando os estudantes já contemplados e aqueles que estão na lista de espera. 

Segundo a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, um dos fundamentos propostos pela CAPES diz respeito que as bolsas extras não podem ser alocadas em cursos com as três últimas notas iguais a 3, tampouco em programas que iniciaram suas atividades em 2022. “Já o nosso critério de definição interno se volta aos cursos com menos bolsas e mais alunos na lista de espera. Além disso, respeitamos a seleção e ordem de classificação feita pelos PPGs da UFPI”, explicou.

A equipe que compõe a Câmara de Ensino de Pós-Graduação da UFPI é formada pela Pró-Reitora Regilda Moreira-Araújo, as professoras Marta Maria Azevedo Queiroz (CCE) e Poliana Rocha D'Almeida Mota (CCA), e a estudante do Campus de Picos, Lívia Gabrielle Santos Almeida. Todo o corpo docente e discente presente também faz parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI).

“É importante a composição ser docente e discente, uma vez que nossos projetos podem ser produzidos com uma visão ampla e integrada. Portanto, prezamos pela qualidade da pós-graduação, fazendo com que tenhamos um olhar mais voltado para o coletivo”, destacou a professora Regilda.