II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação ocorre dias 4 e 5 de julho

Imprimir
Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 08h54

Prancheta_1_1_copy.png

II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da UFPI

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal do Piauí realiza nos dias 4 e 5 de julho o II Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da UFPI com o tema “Ética: bioengenharias, experimentação animal e inovação”. O evento será realizado no Auditório do Centro de Tecnologia - CT, com transmissão das palestras no canal UFPI TV. Na sua segunda edição, o colóquio volta a ocorrer na modalidade presencial e contará com a presença de pesquisadores da UFPI e de outras instituições brasileiras. 

A programação do evento terá como destaque a palestra de abertura “Mitos da tecnociência contemporânea: entre a digitalização e a otimização da vida”, ministrada pela professora Paula Sibilia, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. O encerramento, dia 5, será com a palestra “Ensino de Ciência e Tecnologia em Tempos de Negacionismo: onde fracassamos?”, ministrada pelo professor Marco Braga, docente pesquisador no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET, no Rio de Janeiro, e mediada pelo professor Gustavo Silvano Batista do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPI.

Segundo Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora da PRPG, a escolha do tema do II Colóquio surgiu a partir da necessidade e importância de debater o tema da ética relacionado com a tecnologia e experimentação animal. "O que enriquece o encontro desta edição é a presença de professores da UFPI e de outras universidades do País que irão compartilhar as inúmeras experiências na área da experimetação animal ", afirmou a Pró-reitora.

As atividades diversificadas que serão apresentadas no evento reunirão temáticas distintas em palestras, mesas-redondas e oficinas. Algumas discussões que terão espaço no II Colóquio são: “Princípios éticos e práticos do uso de animais de experimentação” e “Ética, bioengenharias e inovação” por meio de mesas-redonda, além das oficinas: “Procedimentos e instrumentos para submissão de pesquisa ao Comitê de Ética de experimentos animais na UFPI” e “Registro de patentes, transferência e tecnologia e inovação na UFPI”.

Veja o link da abertura do evento e da tarde desta terça-feira. A programação completa você confere abaixo:

Prancheta_3_copy_copy_copy.png

 

Prancheta_4_copy_copy.png

 

Prancheta_5_copy_copy_copy.png