Egressa da UFPI ganha bolsa para ensinar português em universidade americana

Imprimir
Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 08h55

 

                                                                                               WhatsApp_Image_2022-06-22_at_10.15.37.jpeg

Aluna da UFPI, Denise Mendes Pinheiro

A Universidade Federal do Piauí, mais uma vez, é destaque internacional. A egressa do curso de graduação Letras/Inglês, Denise Mendes Pinheiro, foi selecionada para receber a Bolsa Fullbright e passar um ano nos EUA ensinando português para os norte-americanos e aprendendo sobre a cultura do País.

Dentre os 15 selecionados, a estudante foi a única do estado do Piauí a receber a bolsa e irá lecionar português na Emory University, em Atlanta, na Geórgia. O processo de seleção foi extenso, começou em julho do ano passado e teve várias etapas, sendo uma delas o teste de proficiência em inglês e o envio de um texto contando sobre a trajetória acadêmica e pessoal. 

Para Denise, a UFPI foi essencial nesse momento do processo, pois foi na graduação que conheceu o programa por meio do contato com outros alunos que já tinham sido bolsistas. “Também tive incentivo dos meus professores da Universidade e eles também foram solícitos e generosos ao aceitarem enviar cartas de recomendação para me ajudar no processo”, acrescenta.

Denise é mestre em Literatura pela UFPI e tem suas pesquisas voltadas para análise de obras de ficção. Além de lecionar a língua portuguesa, a bolsa ainda dá a oportunidade de cursar duas disciplinas a cada semestre na Universidade.

A Bolsa Fullbright é direcionada para jovens professores de inglês/português que desejam ser assistentes de ensino de português como segunda língua em universidades americanas. O programa é uma oportunidade para os professores exercerem o papel de embaixadores culturais do país, estado e região. 

Sobre o Programa, a assessoria internacional da UFPI lembra que as inscrições para as bolsas Fullbright 2023 continuam abertas e vão até o dia 1ª de agosto.