UFPI recebe professores e estudantes em retorno presencial da graduação

Imprimir
Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 16h37

SEMANA_DA_MATEMATICA_2022-6.jpg

Semana do Calouro de Matemática reúne discussões e apresentação do curso

Nesta segunda-feira (20) teve início o semestre letivo 2022.1, momento que marca o retorno das aulas presenciais da graduação na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o intuito de receber estudantes calouros e veteranos, diferentes centros e unidades acadêmicas de ensino realizam programação especial na acolhida aos alunos.

Pela manhã, o Departamento e o Centro Acadêmico de Matemática organizaram a abertura da Semana dos Calourados da Matemática 2022. A recepção aconteceu no Auditório Afonso Sena, localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN) e contou com a participação do reitor Gildásio Guedes, do diretor do CCN Edmilson Moura, do coordenador do curso de matemática Antonio Kelson, do subchefe do departamento Mário Gomes, e de outras ilustres figuras da matemática da UFPI. Nesse período 74 alunos ingressaram na matemática da UFPI entre alunos de licenciatura e bacharelado.

SEMANA_DA_MATEMATICA_2022-18.jpg

Reitor Gildásio deu as boas vindas aos calouros e falou um pouco sobre sua trajetória na matemática

A presença do reitor na solenidade em meio a tantas recepções pelo campus se deu pelo seu forte vínculo com o curso de matemática. “Já fui quase tudo nessa universidade, mas foi aqui no Centro de Ciências da Natureza e, em especial, no departamento de matemática que me fiz mais presente ao longo de todos esses belos anos de Universidade Federal do Piauí”, disse Gildásio.

SEMANA_DA_MATEMATICA_2022-21.jpg

Estudante ingressante Francisco Vitor disse que a manhã foi muito proveitosa

Os calouros estavam felizes com o retorno das aulas presenciais nesse período de ingresso na universidade e as boas-vindas organizadas. “Minhas expectativas estão bem grandes, após dois anos de pandemia muito pesados consegui entrar para o curso que eu tanto queria. Os professores estão sendo bem receptivos e espero conseguir bons resultados aqui”, afirmou o calouro Francisco Vitor da Silva.

Acolhida_Eventos.jpg

Apresentação do CAE/UFPI e do Curso de Engenharia Agronômica aos alunos ingressantes

CCA - Pela tarde, o Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica - CAE/UFPI promove a acolhida aos estudantes. A programação que se estende até a quarta-feira (22) conta com apresentação da estrutura do curso, ligas acadêmicas, palestra com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), tour pelo CCA e dinâmicas em grupo.

WhatsApp_Image_2022-06-20_at_13.26.06.jpeg

Banda 16 de agosto foi a primeira atração na recepção dos estudantes 

CT - O Centro de Tecnologia da UFPI recepcionou os alunos com a banda 16 de agosto. A programação de boas-vindas continua na quinta-feira (23) com a palestra “Trajetória de Mulheres na Engenharia”. Ainda na quinta, a atração cultural “Forró Piau” conclui os dois dias solenes.

CPCE - Durante o reencontro presencial entre alunos, professores e técnico-administrativos do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE/UFPI) aconteceu uma celebração religiosa. 

WhatsApp_Image_2022-06-20_at_13.07.59.jpeg

Representantes de diferentes religiões conduzem discussão em acolhida do CPCE/UFPI

Segundo o Diretor do Campus de Bom Jesus, Everaldo Moreira da Silva, a ocasião teve o propósito de despertar a reflexão. “Aproximadamente 250 pessoas estiveram no nosso auditório, então com a acolhida tivemos a intenção de pensar no momento que passou e o nosso contexto atual. Assim como refletir em quais contribuições para o sucesso do retorno presencial”, destacou.