Comitê Paralímpico Brasileiro visita UFPI para criação de Centro de Referência em atletismo, natação e o parabadminton

Imprimir
Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 15h48

Aproveitar os espaços esportivos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para oferecer modalidades do esporte paralímpico desde a iniciação até o alto rendimento. Esse é o principal objetivo do projeto Centro de Referência, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que avalia a possibilidade de implantar no Setor de Esporter da Universidade uma unidade de desenvolvimento do esporte paralímpico. Um representante do CPB está em visita à Universidade para avaliar as condições para dotar o Piauí de um importante centro de referência. Filipe Barboza, Supervisor do Projeto Centro de Referência do CPB foi recebido pessoalmente pelo Reitor Gildásio Guedes, acompanhado do vice-reitor Viriato Campelo, direção do CCS e docentes da Educação Física.

comiteparalimpico

Reitor Gildásio Guedes e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) discutem parcerias

Segundo Gildásio Guedes, o CPB junto à UFPI possibilitarão descobertas de novos talentos e renovar as gerações de atletas com deficiência do Piauí e assim consolidar o Brasil com uma das principais potências do esporte paralímpico mundial. “Hoje a Universidade tem uma grande estrutura que pode dar aos atletas piauienses um grande desempenho em qualquer lugar do mundo”, afirmou.

Para Filipe Barboza, representante do CPB, esse primeiro momento é destinado a conhecer os espaços da UFPI e as condições de atendimento para as pessoas com deficiência, para então realizar um acordo de cooperação entre as instituições. “Queremos, com essa iniciativa, abaixar os muros da universidades por todo o País e incluir as pessoas  com deficiência na prática de esportes de alto rendimento, o que não será diferente do Piauí. Com o apoio da UFPI em modalidades como o atletismo, natação e o parabadminton, teremos grandes e futuros campeões”, disse.

comiteparalimpico01

Reitor Gildásio Guedes e Felipe Barbosa, representante do CPB

Na oportunidade, Gildásio Guedes, juntamente com representantes do CPB e da UFPI, visitaram o setor de esportes e as modalidades que serão referência para os atletas paralímpicos.

comiteparalimpico 351

 comiteparalimpico 251

Centro de Referência Paraolímpico da UFPI

A proposta de criação do Centro de Referência Paraolímpico da UFPI foi apresentado no mês de abril ao Comitê Paraolímpico Nacional (CPN) em evento em São Paulo pelo Coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI. A proposta é atender estudantes de escolas públicas com alguma deficiência física, e estimular à prática esportiva do atletismo, badminton e natação.

A iniciativa vai proporcionar também aos futuros profissionais de educação física em formação na UFPI estarem aptos a trabalhar com jovens deficientes no ensino básico. Com viés multiprofissional, o Centro de Referência Paraolímpico ainda oferecerá estagios e campo de pesquisa em outras áreas do conhecimento, como artes, educação, enfermagem, medicina, música, nutrição e serviço social, entre outras. O projeto será financiado pelo Comitê Paraolímpico Nacional com pagamento de bolsas, materiais esportivos e pesquisas.