Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor conclui agenda em Bom Jesus com visitas ao Colégio Técnico, HVU e Fazenda Experimental

Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 16h29

Em seu último dia de visita à comunidade ufpiana em Bom Jesus, o Reitor Gildásio Guedes esteve na manhã de sexta-feira (20/05) no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), no Hospital Veterinário Universitário (HVU-BJ) e ainda na Fazenda Experimental de Alvorada do Gurgueia para discutir com a comunidade demandas locais e traçar alternativas para melhor acolhimento da comunidade no retorno às aulas presenciais e na qualificação dos serviços prestados. Houve ainda a entrega de equipamentos de informática.

reitorctbjvisita 2

Em visita às instalações do CTBJ: Reitor e o Diretor "Tetuca"

Guedes teve audiências com a direção do CTBJ, o diretor Raimundo Falcão Neto e o vice-diretor Maurício Ribeiro, para ouvir as demandas do Colégio, visitou espaços como laboratórios, salas de aulas, áreas de convivência, realizou a entrega de equipamentos para dois laboratórios de informática do CTBJ e conversou com professores e alunos.

No CTBJ, o Reitor participou também da abertura das atividades do segundo dia da X Semana de Enfermagem do Colégio. Em sua fala ao público, destacou a importância dos enfermeiros no acolhimento e cuidado com as pessoas em tratamento de saúde e parabenizou a organização do evento pela mobilização de alunos e docentes.

reitorctbjvisita 4

Reitor e a direção do CTBJ, com organizadores da X Semana de Enfermagem

Houve visita também à Fazendinha do Colégio Técnico que serve de campo para as aulas práticas tanto do CTBJ como do Campus da UFPI de Bom Jesus. Na ocasião, foram visitados espaços como a casa de apicultura, a área dos viveiros, que produzem mudas em parceria com a Prefeitura de Bom Jesus para arborização da cidade, os alojamentos, área dos animas destinados à produção leiteira, que abastece o Restaurante Universitário e o alojamento do CTBJ na Fazendinha.

reitorctbjvisita 7

Produção de mudas nos viveiros da Fazendinha do Colégio Técnico

Ainda pela manhã, Guedes visitou o HVU, que está nos preparativos para a reabertura gradual dos serviços prestados à comunidade. O Reitor conversou com professores e alunos para uma melhor compreensão das demandas nesse retorno, visitou laboratórios como de Microbiologia e Parasitologia, a Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e destacou que a atuação do HVU é importantíssima para o desenvolvimento dessa região, que engloba também atendimentos prestados a criadores da Bahia e do Maranhão.

IMG_4119_1.jpg

Reitor em visita ao HVU-BJ, em companhia do diretor do Hospital, Manoel Lopes

“Teremos empenho para acelerar a resolução das demandas levantadas na visita visando reestabelecer os atendimentos prestados à população”, afirmou Gildásio Guedes, em reunião com equipes do Hospital.

reitorctbjvisita 13

Reitor dialoga sobre demandas do HVU com a comunidade de docentes e técnicos

Segundo o Diretor do HVU, Manoel Lopes, a expectativa é que a retomada ocorra ao longo do próximo semestre. “Visitamos todos os setores do Hospital e mostramos o que é necessário para que possamos vir a funcionar plenamente. O Reitor abraçou essa ideia e, juntamente com a Administração Superior, irá nos ajudar no que for preciso. Acredito que até os meses de agosto e setembro nós já estejamos funcionando normalmente, oferecendo nossos serviços para todos os cursos que dependem do Hospital e para a sociedade bonjesusense”, destaca.

Durante toda a visita o Reitor esteve acompanhado do Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; e do Superintendente de Tecnologia da Informação, Jaclason Machado Veras, e equipe.

Reitor Gildásio no RU de Bom Jesus

Para encerrar as atividades da manhã, o Reitor Gildásio almoçou no Restaurante Universitário de Bom Jesus, que serve em média 400 refeições à comunidade neste período de pré-retorno ao presencial.

Visita à Fazenda Experimental

IMG_4225.jpg

Reitor e comitiva acompanhados pela direção do CPCE e docentes de Agronomia e Veterinária na Fazenda Experimental

À tarde, a comitiva do Reitor se deslocou até a Fazenda Experimental do Campus Professora Cinobelina Elvas, que fica a 100km da cidade, localizada na região de Alvorada do Gurguéia para conhecer de perto instalações e alguns experimentos e pesquisas realizadas no espaço de 400 hectares.

IMG_4232.jpg

Reitor na área de Fruticultura acompanhado do Gestor da Fazenda, Gustavo Pereira; do diretor do CPCE, Everaldo Moreira; e do gestor administrativo-financeiro do Campus, Valdenor Jr.

Gildásio Guedes visitou parte da área da produção e pesquisa em fruticultura com plantios de caju, laranja, acerola, em um total de 10 tipos de cultivos em cerca de 5 hectares de área. Entre elas, a chamada laranja sanguínea, de coloração avermelhada e sabor diferenciado. O Reitor esteve também visitando a área onde ficam os animais da raça nelore.

“Foi mais um dia bastante produtivo de visita ao Campus de Bom Jesus, para acompanhar de perto as demandas que a comunidade vem colocando no sentido de acelerar a busca por soluções para a melhoria final dos serviços”, avalia Guedes.