Estudantes de Nutrição e membros do PET Integração participam de ação contra a Dengue

Imprimir
Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 11h13

02.png

Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Noé Araújo Fortes

Estudantes do Curso de Nutrição e membros do Programa de Educação Tutorial – PET Integração participaram, no dia 6 de maio, da campanha “Dia D”: ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue e outras doenças, como Zika e Chikungunya. A atividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, aconteceu na escola municipal Noé Araújo Fortes, em Teresina.

A ação é vinculada ao projeto Direitos Sociais em Ação, que tem como objetivo estabelecer, por meio da extensão universitária em educação popular, diálogos e orientações pertinentes. São trabalhadas as seguintes temáticas: justiça, saúde, nutrição e cidadania em escolas de ensino público de Teresina.

04.png

A ação foi parceria com o “Dia D”, realizado nas unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina/PI

O nutricionista e membro do PET Integração, Natanael Rodrigues, ministrou uma palestra voltada para o público infantil sobre o Aedes Aegypti. A discussão abordou as doenças transmitidas pelo mosquito, sintomas e as melhores formas de prevenção. 

De acordo com Natanael Rodrigues, o momento foi de bastante descontração e interação com os alunos, que contou com a aplicação de um jogo de Quiz, exibição de vídeos educativos e uma encenação realizada pelos alunos do ensino fundamental.

Em um segundo momento, os alunos do Curso de Nutrição da UFPI, sob orientação dos Professores Cecilia Maria de Carvalho e Gleyson Moura, palestraram sobre alimentação saudável na infância. O diálogo teve como ênfase os benefícios do consumo de vitamina A, vitamina C, vitamina D, Ferro e Zinco no crescimento e desenvolvimento infantil; bem como, na modulação do sistema imunológico. Na oportunidade, ainda foram realizadas dinâmicas com as crianças e a distribuição de cartilhas educativas.

01_1.png

Alunos do curso de Nutrição e membros do PET Integração da UFPI