Gildásio Guedes cumprimenta Dom Jacinto pelos 50 anos de sacerdócio

Imprimir
Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 16h00

Remini20220127153220784.jpg

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Gildásio Guedes, fez, na tarde desta quinta-feira (27/01), uma visita de cortesia ao arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Gildásio foi cumprimentar Dom Jacinto pelos 50 de sacerdócio. Também discutiu com o bispo ações sociais que podem ter a Arquidiocese e a UFPI atuando conjuntamente.

“Faço questão de abraçar Dom Jacinto, por sua trajetória muito bonita que une a fé e a dedicação às pessoas, em especial, àquelas de comunidades mais carentes”, destacou o reitor. O arcebispo se mostrou tocado pela visita, mostrando-se grato pelo apoio da comunidade piauiense e pelo suporte de pessoas ligadas a instituições como a UFPI. No encontro, estiveram presentes assessores da Reitoria e representantes da Comunidade Shalom em Teresina.
Trajetória de Dom Jacinto

Dom Jacinto é conhecido pela dedicação ao estudo das escrituras e tem como tema de atuação religiosa “in verbo tuo”, expressão em latim que significa “por tua palavra lançarei a rede”, que é um trecho do Evangelho de São Lucas. O arcebispo é, como Gildásio, oriundo do Maranhão: nasceu na cidade de Bacabal em 16 de junho de 1947.

De Bacabal, seguiu para Campina Grande (Paraíba), onde estudou no Seminário Santo Antônio. Depois, estudou Filosofia em Fortaleza e Teologia, em Recife. É formado ainda em Psicopedagogia. Ordenou-se sacerdote no dia 15 de janeiro de 1972, em evento na cidade de Bacabal.

A vida sacerdotal teria desdobramentos em cidades maranhenses como Pedreiras e em outros estados do Nordeste. Em 1998, o papa João Paulo II o nomeou bispo de Crateús (CE), onde ficou até 2012, ano em que foi indicado arcebispo de Teresina.