Professora da UFPI participa de ação de sensibilização à luta contra Hanseníase 

Imprimir
Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 08h39

A professora Olívia Dias, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), será participante de ação da luta contra a hanseníase em oficina promovida pelo núcleo piauiense do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).  O curso acontece nesta terça-feira (25), das 8h às 12h, por conferência do Zoom, e as inscrições gratuitas podem ser feitas clicando aqui.

WhatsApp_Image_2022-01-21_at_14.48.39.jpeg

Oficina on-line e gratuita de multiplicadores da campanha "Não esqueça a Hanseníase"

Durante a oficina, a prof. Olívia Dias, também doutora em Enfermagem, coordenadora do Núcleo Temático de Doenças Tropicais Negligenciadas da UFPI e voluntária do Morhan-PI, ministrará uma breve aula. Em sua explanação, irá tirar de dúvidas sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas, o tratamento e a cura.

De acordo com Francilene Mesquita, coordenadora do projeto Morhan/Piauí, “o objetivo é que os comunicadores do Piauí se tornem multiplicadores da mensagem da campanha e possam produzir conteúdos com o nosso apoio, a fim de ampliar a conscientização sobre a doença e o enfrentamento ao estigma”. Ela ainda ressalta a expectativa de que muitos estudantes da UFPI participem da oficina: “os alunos são os futuros profissionais, por isso queremos que somem com a causa e vistam a camisa da luta contra a hanseníase”, afirma Francilene.

A oficina on-line será voltada a comunicadores populares e jornalistas da região, com a parceria da Comradio, do Sindicato dos Jornalistas e do Sindicato dos Radialistas do Piauí. O projeto é parte das atividades do Morhan financiadas pela Iniciativa Sasakawa para a Hanseníase (ISH). No Brasil, o movimento é uma das 32 organizações de 13 países que participam da campanha internacional que promove a mensagem “Não esqueça da hanseníase” no período que antecede o Dia Mundial da Hanseníase, em 30 de janeiro.

A oficina oferece certificado de participação e será ministrada pela coordenadora da comunicação nacional do Morhan, Nanda Duarte - jornalista, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), e também assessora da Relatora Especial da ONU para os direitos das pessoas afetadas pela hanseníase, Alice Cruz.

Assista ao vídeo da música tema da campanha. Confira também o spot e o panfleto especiais, além de outros materiais disponíveis aqui.