HU-UFPI realiza Mutirão de Cirurgia de Hérnia neste sábado (22)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 20h33

WhatsApp_Image_2022-01-20_at_16.28.48.jpeg

 

O Hospital Universitário da UFPI realizará neste sábado, dia 22 de janeiro, o Mutirão de Cirurgia de Hérnia em benefício dos pacientes da rede SUS.

De acordo com o médico-cirurgião Luís Gustavo, um dos coordenadores da ação, o intuito é beneficiar o quantitativo de pessoas que aguardam por essa cirurgia, diminuindo, assim, o tempo de espera. Ele ressalta a participação da equipe de anestesia, enfermeiros, técnicos de enfermagem e residentes da cirurgia-geral.

Estão previstas para ocorrer 8 cirurgias de hérnias umbilicais. "Já realizamos anteriormente mutirões com um quantitativo bem maior, porém devido ainda ao atual cenário de síndromes respiratórias, incluindo a covid-19, optamos por ter um quantitativo menor para oferecer um procedimento seguro a todos", explica Luís Gustavo.

O mutirão ocorrerá ao longo do sábado, com início às 7h e término somente após a cirurgia do último paciente. Participarão do mutirão os pacientes que já foram atendidos no ambulatório do HU-UFPI e que possuem cirurgia autorizada. São pacientes que tiveram suas cirurgias geradas nos meses de outubro e novembro de 2021, com média de idade de 40 anos.

O Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes, destaca que essa é uma doença que limita a vida de muitas pessoas. "O HU segue cumprindo o seu dever com a sociedade piauiense, realizando cirurgias de excelência, com materiais de primeira linha, utilizando tecnologia avançada e também dentro de um contexto de ensino, pesquisa e extensão", destacou.