UFPI pede à STRANS esclarecimentos sobre a oferta de ônibus para retorno às aulas

Imprimir
Última atualização em Sexta, 14 de Janeiro de 2022, 16h46

strans_faixa.jpg

Estudantes cruzam faixa de pedestre que dá acesso ao CCE, em Teresina - Foto: Arquivo/SCS/2019 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) encaminhou esta semana ofício à Prefeitura de Teresina para saber como o município vai assegurar transporte público para alunos na volta às aulas do semestre 2021.2, que inicia no dia 7 de fevereiro. A Universidade busca interlocução com a Prefeitura para chegar a uma alternativa para ampliar a oferta de ônibus que abastecem o Campus Ministro Petrônio Portella e garantir a mobilidade de estudantes, profissionais terceirizados e servidores.

"Grande parte de nossa comunidade depende de transporte público para chegar à UFPI, por isso estamos solicitando uma manifestação da Strans a respeito da regularização das linhas de ônibus que servem o campus da Universidade", explica o vice-reitor no exercício da Reitoria, Viriato Campelo. "Sabemos também que recorrer a transporte por aplicativo sai muito caro, especialmente para os estudantes", completa.

Além da circulação dos ônibus e redistribuição das rotas dos veículos, a UFPI também pediu que fosse encaminhado o protocolo de biossegurança que está sendo adotado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) no uso dos transportes públicos municipais, tendo em vista a necessidade de garantir a segurança sanitária aos usuários diante da pandemia de Covid-19.

O encaminhamento faz parte das providências que estão sendo tomadas pela Reitoria da UFPI para viabilizar as condições para o início do novo semestre, que terá aulas em forma híbrido, com aumento gradual de atividades presenciais na Instituição.