UFPI vai elaborar perfil profissional do egresso do Curso de Medicina

Imprimir
Última atualização em Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 16h27

visitacrm-3_1.jpg

Reunião aconteceu no Conselho Regional de Medicina

Com o objetivo de compreender a inserção do profissional de medicina no mercado de trabalho e buscar o aperfeiçoamento do currículo implementado em sala de aula, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) inicia estudo para traçar o perfil profissional do médico egresso. A proposta foi apresentada pelo Vice-Reitor, Viriato Campelo, nesta quinta-feira (13) à Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina (PI), Mirian Palha Dias. A reunião teve ainda a presença do Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante e a Coordenadora do Curso de Medicina, Catarina Pires.

visitacrm-19_1.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Segundo o Vice-Reitor, Viriato Campelo, há o questionamento sobre o perfil do médico que a Universidade forma, e o modo como a formação atende às demandas sociais. “Assim, são ações que iniciamos no Curso de Medicina e iremos conduzir para outras áreas do conhecimento, como a Economia. É preciso conhecer as necessidades do mercado e sociedade, para então impulsionarmos o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

visitacrm-11_1.jpg

Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante

Para produção do perfil, será criada uma comissão proposta pelo CCS que contará também com membros indicados pelo CRM. “Nós queremos formar um profissional que atenda aos anseios da população. Então, o currículo do Curso de Medicina já vem passando por uma série de modificações, sobretudo no ano de 2015. Agora a próxima alteração diz respeito a curricularização da extensão, ou seja, colocar o aluno em contato com a comunidade”, enfatizou o Prof. Arquimedes Cavalcante.

visitacrm-8_1_copy.jpg

Vice-Presidente do CRM-PI, Mirian Palha Dias

Já a colaboração do CRM aparece em localizar os profissionais de medicina, determinando as áreas de atuação. “Os currículos dos Cursos de Medicina são pautados em diretrizes do MEC voltadas à atenção básica, assim é preciso saber quantos médicos atuam neste segmento e se há vagas para todos”, destacou a Vice-Presidente do CRM, Mirian Palha Dias.