Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sob coordenação da UFPI, 6ª Olimpíada Nacional de Ciências entrega premiações em solenidade em Brasília
Início do conteúdo da página

Sob coordenação da UFPI, 6ª Olimpíada Nacional de Ciências entrega premiações em solenidade em Brasília

Imprimir
Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 09h21

WhatsApp_Image_2021-12-07_at_16.33.17.jpeg

Solenidade de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências 2021, em Brasília

Na tarde desta terça-feira (7), o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, participou da cerimônia de premiação dos vencedores da 6ª edição da Olimpíada Nacional de Ciências. O evento, que conta com organização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), acontece em Brasília (DF) e pode ser acompanhado pelo canal do Youtube do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, confira aqui.

WhatsApp_Image_2021-12-07_at_16.33.21.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes em seu pronunciamento durante a premiação da ONC

O Reitor Gildásio Guedes enfatiza o destaque do Piauí em diferentes olímpiadas de conhecimento e reforça a importância do envolvimento da Universidade na realização da ONC. “A UFPI está presente na ONC deste a primeira edição. Assim, não poderíamos ficar de fora este ano, porque é um momento que nos engrandece. Se nós somos bons na difícil Olimpíada de Matemática (OBMEP), queremos ser melhores ainda na Olimpíada Nacional de Ciência”, disse.

WhatsApp_Image_2021-12-07_at_16.33.20.jpeg

Organizador da ONC e Professor da UFPI, Jean Catapreta

O Coordenador geral do evento, Jean Catapreta, ressalta que a edição de 2021 ultrapassou o número de 2 milhões de inscrições. “Eu tenho na minha frente os 25 melhores da Olimpíada. Vocês são o exemplo a ser seguido. A Olimpíada Nacional de Ciências assim como outros concursos de conhecimento nada mais faz que proporcionar desafios para que os estudantes demonstrem a todos o seu potencial”, afirmou.

Por último, o Ministro Marcos Pontes parabeniza aos vencedores e todos aqueles que participaram na olimpíada. “Quero saudar aos pais pelo apoio aos filhos, aos professores que cotidianamente formam o futuro da nação e aos estudantes que são o nosso futuro”, frisou.

Em 2021, a ONC se consolidou como a 2ª maior olimpíada do conhecimento do Brasil, contando com mais de 2 milhões e 300 mil inscritos, além de ser a que mais premia estudantes de escola pública. Falando especificamente do Piauí, o estado contou com 22.327 inscritos e teve 554 medalhistas. A olimpíada possui cinco níveis da competição, que abarcam do 6º ano do ensino fundamental ao 4º ano do ensino técnico.

A ONC é totalmente gratuita e se configura como a única Olimpíada do Conhecimento no Brasil inteiramente interdisciplinar, contemplando conteúdo das áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. É um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí - UFPI, executada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, e que já acontece desde o ano de 2016, e se tornou um projeto permanente da agenda governamental.

O evento dispõe de comissão científica formada pela Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantã, a Sociedade Astronômica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Física e o departamento de história da UNICAMP, com o apoio financeiro. 

 Segundo o Prof. Samuel Anderson de Sousa, professor de Química da UFPI, mesmo com a pandemia, a ONC tem conseguido alcançar mais alunos. “Essa expansão no número de inscritos mostra como as olimpíadas têm conseguido cumprir seu objetivo de atrair mais estudantes para a ciência e outras áreas do conhecimento”.

Premiações do Piauí na ONC 2021:

Nível A: 18 medalhas de ouro; 18 medalhas de prata; 14 medalhas de bronze; 53 menções honrosas. (103);

Nível B: 26 medalhas de ouro; 15 medalhas de prata; 13 medalhas de bronze; 53 menções honrosas. (107);

Nível C: 21 medalhas de ouro; 20 medalhas de prata; 17 medalhas de bronze; 68 menções honrosas. (126);

Nível D: 24 medalhas de ouro; 09 medalhas de prata; 15 medalhas de bronze; 61 menções honrosas. (109);

Nível E: 21 medalhas de ouro; 12 medalhas de prata; 13 medalhas de bronze; 63 menções honrosas. (109).

Fim do conteúdo da página