Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes visita estandes da UFPI em primeiro dia da Expoapi

Reitor Gildásio Guedes visita estandes da UFPI em primeiro dia da Expoapi

Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 16h14

IMG_6707_1.png

Reitor Gildásio Guedes com professores do CCA e alunos de zootecnia

O Reitor Gildásio Guedes visitou na manhã deste domingo (5/12) os estandes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na 70ª edição da Expoapi, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde em Teresina. A Universidade leva à feira demonstrações de experiências científicas e trabalhos voltados à comunidade desenvolvidos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Colégio Técnico de Teresina (CTT). A ideia é ampliar a aproximação com a comunidade e prestar serviços a produtores. O Expoapi segue até 12 de dezembro.

“A Universidade, por meio do CCA e do CTT, traz aos seus estandes uma mostra do trabalho voltado a qualificar os setores da agricultura e pecuária no Piauí, com foco em estar mais perto dos produtores e compartilhar o saber construído na academia. O papel da UFPI é promover a pesquisa que transforma, a pesquisa para a vida, que é útil para as pessoas e ajuda a transformar a realidade que nos cerca”, disse o Reitor Gildásio Guedes, que esteve acompanhando na visita pelo diretor do CCA, Williams Costa e dos professores assessores de extensão do CCA, Acrísio Sampaio e Natasha.

A UFPI ocupa dois estandes que foram cedidos à Instituição, um fixo e um segundo espaço, disponibilizado pela Associação Piauiense dos Produtores de Zebu (APCZ), que abriga demonstrações dos Laboratórios de Doenças Parasitárias; de Biotecnologia da Reprodução Animal; e de Melhoramento Genético. Os laboratórios prestarão serviços a produtores como mapeamento genético, controle de verminoses e testes andrológicos para medir a capacidade de reprodução dos rebanhos. Durante a Expoapi a UFPI assina acordo de cooperação com a APCZ e irá fazer inseminação para produtores piauienses.

WhatsApp_Image_2021-12-05_at_15.29.29.jpeg

Durante a visita, o reitor Gildásio esteve também com professores e alunos que participam dos demais espaços dos estandes, como o de empresas incubadas no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA), que exibem ao público a inovação de produtos que estão sendo desenvolvidos, a exemplo da produção de alimentos mais saudáveis à base do aprovetamento do coco babaçu. “ A inovação dos projetos de nossos docentes e alunos gera novos produtos, que atendem aos anseios da população, e é o que estamos mostrando aqui”, disse Gildásio.

WhatsApp_Image_2021-12-05_at_15.31.43_1.jpeg

Participa também dos estandes da UFPI o Colégio Técnico de Teresina (CTT), que exibe animais, mudas crioulas e uma casa de vegetação com mudas de hortaliças, para mostrar a viabilidade financeira do uso da estrutura em pequenas propriedades. O visitante pode ainda conhecer os benefícios da “farmácia viva”, com exibição de vegetais do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais (Nuplan) do CCA e suas indicações para a saúde.

IMG_6648_1.png

Estandes - O diretor do CCA, Williams Costa, explicou que a presença da UFPI na Expoapi quase não demandou investimentos por parte da Instituição. “Além dos estandes cedidos à Universidade, reaproveitamos materiais para decorar e construir espaços, como a madeira usada nas casas de vegetação, que foi doada de apreensões do Ibama” pontuou. “Estamos aqui para servir à comunidade e auxiliar o estado a alavancar ainda mais sua atuação no agronegócio” completou o professor.