Projeto Cine Saúde promove palestra sobre doping

Imprimir
Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 08h57

Durante este mês de novembro, o Cine Saúde, projeto de Extensão coordenado pela professora Dionis Machado, discutiu o filme-documentário estadunidense "Icarus" (2017),  que conta o caso de um ciclista amador que se envolve com doping a partir da ajuda de um chefe de laboratório antidoping. Para tratar do tema, foi apresentada a palestra “Do doping ao antidoping: aspectos históricos, éticos, fisiológicos e controle de antidopagem”, ministrada pelo professor Marcos Antonio Pereira, do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI.

WhatsApp_Image_2021-11-25_at_08.50.57.jpeg

Os motivos que levam um atleta a se dopar podem envolver questões pessoais, como o desejo em ultrapassar seus limites e ser destaque em sua modalidade, bem como razões financeiras, já que o destaque nas competições favorece obter melhores patrocínios. Entretanto, a professora alerta que essas substâncias não devem ser usadas, pois são fatores de risco para diversas doenças. “Apesar dos resultados prometidos, de acordo com inúmeras pesquisas, elas aumentam a agressividade, o risco de infarto agudo do miocárdio, o mal colesterol (LDL) e a pressão arterial”, explica a coordenadora do projeto. 

As substâncias dopantes são categorizadas em cinco classes: analgésicos narcóticos, estimulantes, agentes anabolizantes, diuréticos e hormônios peptídicos e análogos. Entre os efeitos destas substâncias estão a redução da percepção da dor para permitir ao atleta ter um treino intenso, ou competir em nível máximo de esforço; e até mesmo uma maior estimulação do sistema cardíaco e muscular, permitindo um desempenho além do esperado

Como futuros professores de Educação Física, os discentes do curso foram alertados da responsabilidade que terão em conscientizar seus futuros alunos quanto aos danos à saúde que podem ser causados por estas substâncias. O professor Marcos Antonio lembrou também que o desempenho e alta performance devem estar atrelados ao treino bem orientado. “Quando o bom profissional atua e quando o aluno se dedica, os resultados positivos surgem e são mantidos sem prejuízos à saúde”, pontua. 

WhatsApp_Image_2021-11-25_at_08.51.07.jpeg

As palestras promovidas pelo Cine Saúde podem ser consultadas no perfil @cinesaudeufpi. A cada mês são debatidos diversos assuntos com o auxílio de filmes sobre a temática.  Na última quarta-feira de cada mês, o projeto promove encontros com especialistas para discutir acerca dos filmes e sua relação com os temas apresentados. As palestras possuem certificação e podem ser acessadas a partir de inscrição via módulo de extensão no SIGAA.