Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Hospital da UFPI recebe R$ 6 milhões em equipamentos durante solenidade com presença do Ministro da Saúde

Última atualização em Segunda, 11 de Outubro de 2021, 11h25

IMG_2101.jpg

Cerca de R$ 6 milhões em equipamentos foram entregues durante solenidade nesta sexta (8) ao Hospital Universitário (HU/UFPI). O ato solene contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; do Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes; do Presidente da Ebserh, General Oswaldo Ferreira, de forma online; além de autoridades, médicos, professores, e servidores técnico-administrativos da UFPI e HU.

Os equipamentos de última geração vão fortalecer o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital da UFPI, melhorar a assistência à saúde no Piauí e aperfeiçoar o ensino e pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

IMG_2123.jpg

Tomógrafo no valor de R$ 2,8 milhões pronto para uso no Hospital da UFPI

IMG_2132_1.jpg

Equipamento para realização de mamografia, orçado em quase R$ 1,4 milhão

Filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital da UFPI recebeu um tomografo computadorizado, avaliado em R$ 2,8 milhões; um mamógrafo digital de quase R$ 1,4 milhão, três aparelhos de ultrassonografia, no valor R$ 350 mil, uma torre para cirurgia vídeolaparoscópica, de cerca de R$ 260 mil, além de dezenas de equipamentos e materiais cirúrgicos.

6P3A9251.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Segundo o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, esses novos equipamentos chegam como mais uma solução à saúde do estado e a realização de um sonho. Para ele, “a vinda desses materiais representam um trabalho conjunto de todos que buscam o desenvolvimento do HU/UFPI. Sem o esforço de todos, do poder público, dos nossos funcionários, dos estudantes, enfim, de todos, jamais poderíamos estar concretizando mais esse sonho”, afirmou.

613BDF33-98C0-4A1C-97A4-38240AB61142_1.jpg

Paulo Marcio Nunes, superintendente do HU-UFPI

O Superintendente do HU, Paulo Márcio, avaliou que, mesmo com a pandemia, o Hospital desempenhou um papel fundamental para o crescimento do estado, abraçando desafios de Saúde não só do Piauí. “Mesmo com todas as dificuldades que tivemos nesse período pandêmico, o HU pode contribuir ativamente em diversas atividades. A exemplo disso foi o papel fundamental em que o nosso hospital desempenhou em relação a crise nos hospitais de Manaus-AM. Recebemos diversos pacientes que vieram de lá, e demos uma grande contribuição com o tratamento desses enfermos. Foi uma grande contribuição do HU, não só para o nosso estado, mas para todo o Brasil”, disse.

6P3A9334.JPG

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou o trabalho realizado pelo HU para todo o Brasil e garantiu total apoio para o seu desenvolvimento. Trabalhamos de forma integrada para fortalecer o SUS. "Sabemos que a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e o SUS é a nossa principal ferramenta para efetivação de políticas sociais econômicas”, disse.

Marcelo Queiroga ainda garantiu a entrega, em até 1 ano, de um Acelerador Linear de alta tecnologia que servirá para a emissão de  radiação em tratamentos para combater o desenvolvimento do câncer. O equipamento, afirmou Queiroga, é um atendimento ao pedido do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e das necessidades da população do Piauí. Na solenidade, Nogueira pediu ao Ministro da Saúde apoio para a aquisição do equipamento para que seja criada no HU-UFPI uma ala especial para tratamento de câncer.

6P3A9301_2_1.jpg

Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira

6P3A9300.JPGVice-Presidente da Ebserh, Coronel Eduardo Vieira, participou da solenidade por videochamada

Ainda fizeram uso da palavra, o Ministro da Casa Cívil, Ciro Nogueira; o Senador Elmano Férrer; o Deputado Federal, Átila Lira; o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e garantiram apoio para o desenvolvimento do HU e, por sua vez, de toda a saúde do Piauí e do Brasil.

IMG_2045.JPG

Ex-reitor Luiz Júnior e Pró-reitor de Pesquisa da Universidade foi um dos homenageados

6P3A9275_1.jpg

Ex-Reitor Anfrísio Neto Lobão também recebeu homenagens pelas colaborações ao HU-UFPI

IMG_2004_1.jpg

Ministro Queiroga recebeu homenagens

A solenidade também contou com homenagens a autoridades, como ex-reitores da UFPI que fizeram parte da construção do HU, com entrega da “Medalha e diploma de Honra ao Mérito Prof. Dr. Benedito Borges da Silva”.

6P3A9264_1.jpg