Começa nesta sexta (24) segunda roda de conversa sobre futuro das cidades e agenda urbana mais sustentável

Imprimir
Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 18h58

11.PNG

Começa nesta sexta-feira (24) a segunda roda de conversa “Futuro das Cidades”, para debater o tema “Urbanismo, meio ambiente e o pós-pandemia”. Com apoio da UFPI, o evento vai ser realizado virtualmente a partir das 14h30, na plataforma Sympla Streaming. De acordo com Washington Bonfim, professor do Departamento de Ciências Sociais, até o momento, aproximadamente 200 alunos já se inscreveram no ciclo de eventos.

“Esses encontros fazem parte de um projeto de extensão cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Prexc). São cinco encontros que vão discutir diferentes aspectos do futuro das cidades e fazem parte do planejamento da disciplina Sociologia Urbana, que eu estou ministrando neste semestre. Vão participar alunos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, do Centro de Tecnologia, e alguns alunos de Ciências Sociais, que não estão matriculados na disciplina, mas foram convidados para se fazerem presentes”, explicou.

Ao fim do projeto, os pesquisadores vão publicar os resultados obtidos nas discussões para avaliar os impactos da Quarta Revolução Industrial e conscientizar sobre a urgência do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, profissionais e de cidadania voltada para a mudança climática.

O evento está sendo realizado pelo The Hub, o primeiro HUB de Inovação e Tecnologia do Piauí, e tem o apoio da UFPI. A roda de conversa é uma forma de pensar e construir alternativas inovadoras para as cidades brasileiras, por meio de episódios temáticos, e com a participação de mediadores e participantes que estão buscando soluções de crescimento, convívio e colaboração mais sustentável.

Confira a programação dos próximos encontros:

Urbanismo, meio ambiente e o pós-pandemia (24/09 - 14h30 às 16h30)

- O que muda na agenda urbana no pós-pandemia: Ariadne Daher (Arquiteta e Urbanista, sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados)

- As cidades no século XXI, uma visão internacional: Gabriela Uchoa (Arquiteta, ONU Habitat)

- Cidades que transformam: uma jornada de inovação para a sustentabilidade: Fernanda Machiaveli (Cientista Política, Gnova/Enap)

- Lideranças jovens pelo clima: Joana Bonfim (Arquiteta) e Amanda Costa (Jovem Embaixadora da ONU)

Tecnologia, infraestrutura, emprego e sustentabilidade (08/10 - 14h30 às 16h30)

- Revolução Tecnológica e a questão do emprego: Juliano Vargas, Doutor em Economia e Professor do Departamento de Economia da UFPI

- Financiando Infraestrutura Sustentável nas Cidades: Erick Amorim, Mestre em economia do setor público pela UnB e Doutorando em Administração na FGV/EBAPE

- Tributação e a sustentabilidade financeira das cidades: Carlos Daniel Neto, Advogado e Professor. Doutor (USP), Mestre (PUC-SP) em Direito Tributário.

Governança e Inovação (29/10 - 14h30 às 16h30)

- Ambiente de inovação e governo: Wesley Vaz, do TCU;

- Participação cidadã e tecnologia: Gustavo Maia, Diretor do Colab;

-Governança e inovação no setor público: Monique Menezes, Doutora em C. Política e Professora do Depto. C. Política, UFPI

Segurança, saúde e educação: novas agendas em políticas sociais (19/11 - 14h30 às 16h30)

- As cidades e a segurança pública: Alberto Kopittke, Diretor do Instituto Cidade Segura

- Educação Pública e o século XXI no Brasil:

- Saúde, tecnologia e o SUS: Everton Nunes, Doutor em Economia pela UFRGS e Professor da UnB.