Entrega do primeiro Kit Odontológico a uma aluna estrangeira

Imprimir
Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 11h38

DSC 0003 entrega kit odontologico

Maneiva dos Santos, natural de Cabo Verde, aluna do 4º período do Curso de Odontologia da UFPI, é a primeira estudante estrangeira a receber o Kit Odontológico. A entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira (09), e contou com a presença do Vice-Reitor, Viriato Campelo; da cirurgiã-dentista do Serviço Odontológico da PRAEC, Thaís Torres; e da professora do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica, Elonice Gonçalves.

Os materiais são indispensáveis para o início das atividades práticas do curso de Odontologia e devem ser devolvidos à Universidade ao fim da graduação para beneficiar novos alunos. A graduação tem intensa carga horária de atividades práticas, tanto laboratorial quanto clínica, nas quais os alunos necessitam de diversos instrumentos, geralmente a partir do 4º período.

O Vice-Reitor realizou a entrega do KIT à aluna e destacou que o momento simboliza a essência de como deve atuar a Universidade. “Oferecer inclusão, cuidar dos nossos alunos e permitir que eles possam se desenvolver e contribuir com a sociedade”, avaliou Campelo.

Para Maneiva, o Kit representa a oportunidade de dar andamento ao curso. "É um momento muito significativo. O Kit requer grande investimento, sendo essencial para poder continuar o curso. Com ele poderei iniciar as disciplinas práticas”, destaca.  IMG 20210909 WA0031

Maneiva dos Santos foi beneficiada com o Kit Odontológico

A cirurgiã-dentista do Serviço Odontológico da PRAEC, Thaís Torres, destaca a importância do benefício e explica que foram disponibilizados 15 kits e apenas 14 alunos foram contemplados, ficando 1 kit ainda disponível, sendo realizada a reabertura de edital para contemplar não apenas Maneiva, mas todos os alunos que quisessem concorrer.

“Um KIT como esses chega a custar R$ 5 mil, valor elevado para muitos alunos, e a Universidade fornece uma parte dos materiais que eles irão utilizar, contribuindo para a formação desses alunos. Só este semestre já temos 15 alunos contemplados. A Maneiva é a primeira aluna estrangeira que concorreu ao benefício. No caso dela estava faltando uma documentação obrigatória segundo o edital que rege o benefício, que era o CPF da mãe, pois lá em Cabo Verde eles não possuem este documento, mas que posteriormente ela conseguiu, e deu tudo certo”, explicou.

IMG 20210909 WA0041

Thaís Torres apresenta itens do Kit à Maneiva

Em 2021, a ação de entrega de KITs Odontológicos completa 10 anos. Desde 2011, a UFPI já cedeu 148 kits, e possui 63 kits em posse dos alunos (incluindo os que serão cedidos nesse semestre).