UFPI concede título Doutor Honoris Causa ao presidente da Capes

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Ainda como parte das comemorações pelos 40 anos da Universidade Federal do Piauí, o reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Junior agraciou, na noite desta terça-feira (28) no Cine Teatro da UFPI, o Professor Doutor Jorge Almeida Guimarães, presidente da CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com a mais alta honraria concedida pelas Universidades, o título de Doutor Honoris Causa.

O título foi concedido em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Pós-Graduação do Brasil, com ênfase na sua atuação junto a Universidade Federal do Piauí. "O professor Jorge Guimarães fez uma grande transformação no modo de pensar a educação, nos ajudou a transformar o Piauí, onde antes não tínhamos quase nada quando se falava em Pós-Graduação. Hoje a UFPI é respeitada e reconhecida pelos avanços nesta área tão importante para uma Universidade", exaltou o Reitor.

Presidente da Capes, Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães durante a palestra

Na ocasião, o Prof. Dr. Jorge Guimarães proferiu a palestra "Processo de evolução da PG: o papel da CAPES", onde explicou o funcionamento da Capes, o seu crescimento e as futuras metas. "A Capes vem crescendo e ampliando os seus investimentos nos programas de Pós-Graduação e a meta é alcançar um número muito maior. Atualmente a Capes mantém parcerias com mais de 20 países. E a meta é que 36 mil pessoas participem nos próximos anos do projeto "Graduação Sanduíche", iniciativa que leva estudantes para formação no exterior. Desse número, 27 mil devem ser capacitados até 2015", explicou o presidente da Capes.

A Solenidade de Outorga do título de Doutor Honoris Causa seguiu a tradição do cerimonial universitário. Após a formação da mesa, presidida pelo reitor e presidente da mesa Luiz de Sousa Santos Júnior, o homenageado foi conduzido ao palco pela Comissão de Honra, composta por três pessoas.


A Cerimônia prosseguiu com a leitura do termo indagativo, no qual o reitor da UFPI perguntou ao homenageado sobre a aceitação do título. Após a concordância, houve a leitura dos atos e resoluções que concedem o título de Doutor Honoris Causa. Em seguida, o homenageado vestiu a samarra e recebeu o capelo e o diploma das mãos do reitor. As "vestes talares" na cor verde simbolizaram a área de sua graduação.

Em discurso emocionado, o Prof. Dr. Jorge Guimarães falou sobre a alegria de receber o título de Doutor Honoris Causa. "O dia de hoje, para mim, será inesquecível. É uma grande homenagem e prometo honrar esse título e a instituição que me concede tal honraria", afirmou.

 

 


O discurso Panegírico, relatando a vida e as realizações do homenageado foi proferido pelo Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. "É com grande honra que falo aos senhores um pouco da vida e da grande obra, do prof. Dr. Jorge Guimarães. Um homem que fez muito pela educação".

Também discursou nesta solenidade o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior que falou um pouco da historia da UFPI e da sua iniciação na vida acadêmica como pesquisador e conseguinte como reitor e as metas atingidas pela UFPI nesses quase oito anos.


A cerimônia contou com a participação de autoridades acadêmicas, professores universitários, estudantes, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral. Entre os convidados estavam o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira e da Presidente da FAPEPI, Bárbara Melo.

O Programa Ciência Sem Fronteiras e a Capes

Antes de receber o título, o homenageado recebeu a imprensa local no Salão Nobre da Reitoria, onde falou um pouco sobre o crescimento da Capes, os seus programas no exterior e a importância de receber tão alta honraria.

O Programa Ciências Sem Fronteiras é uma das iniciativas que mais desperta interesse de muitos países. "Esta iniciativa despertou o interesse de alunos, professores e gestores de Universidades, pela possibilidade de propiciar uma oportunidade única de estudar nas melhores universidades do mundo, além da troca de experiências, do conhecimento adquirido com outras culturas. Estamos com três delegações brasileiras nos Estados Unidos para ampliar o projeto e já tivemos reunião com a Índia também e pretendemos nos reunir com o Canadá para ampliar ainda mais o programa", ressaltou o Prof. Jorge Guimarães.

O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

"A UFPI vem participando ativamente de todos os projetos lançados pela Capes, e se consolidando apesar de ainda ser uma jovem Universidade como um celeiro de pesquisadores. Encontrar no interior do Piauí, 150 Doutores é um fato que nos deixa muito feliz", acrescenta o homenageado.


Segundo Guimarães, é uma imensa alegria receber uma honraria como o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela UFPI. "Estou extasiado com essa homenagem feita pela UFPI, é um título muito importante para qualquer pesquisador e que não é concedido assim tão facilmente, então só tenho a agradecer ao reitor e a todos".

Atualmente com mais de 40 cursos de pós-graduação, a UFPI forma mestres e doutores em Teresina e no interior do Piauí. A extensa lista conta com 13 cursos de pós-graduação em nível de doutorado (entre doutorados institucionais, interinstitucionais e em rede); e 30 cursos de pós-graduação em nível de mestrado; além de Residência Médica. Todos os anos a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) lança edital para envio de novos projetos de programas de pós-graduação.

Ano passado, a UFPI bateu recorde: foram 17 projetos submetidos à avaliação, entre mestrados e doutorados. Para 2012, a UFPI enviou sete pedidos de cursos de pós-graduação, sendo cinco novos mestrados e dois doutorados. Antes de 2004 a UFPI só contava com 7 mestrados e nenhum curso em nível de doutorado.