Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes apresenta em reunião projeto para auxiliar sustentabilidade financeira da UFPI

Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 10h49

reuniaospu-18_1.jpg

Reitor Gildásio Guedes e o Superintendente do Patrimônio da União no Piauí, Marcelo Morais

O Reitor Gildásio Guedes apresentou nesta quarta (28/07) ao Superintendente do Patrimônio da União no Piauí, Marcelo Morais, um projeto para auxiliar a sustentabilidade financeira da UFPI e incentivar o empreendedorismo na Região da Socopo em Teresina. A reunião ocorreu no Salão Nobre da Reitoria e contou com presença do vice-reitor Viriato Campelo e do Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales.

WhatsApp_Image_2021-07-28_at_11.44.06.jpeg

Faixa comercial local aponta espaços que podem ser alugados pela UFPI

O projeto estabelece a utilização de terrenos cedidos à UFPI, na extensão da nova Avenida Ulisses Marques, na Região da Socopo, para serem locados a empresas e o valor dos aluguéis gerar receitas à UFPI para auxiliar nas despesas de manutenção da Universidade. Os terrenos se estendem ao longo de 700 metros da nova avenida. A região deve sofrer hipervalorização com o término das obras da Avenida e a conclusão da nova ponte sobre o Rio Poti que irá ligar o Bairro Água Mineral à UFPI.

reuniaospu-35_1.jpg

Reitor Gildásio Guedes

“Esse projeto é uma iniciativa da Universidade para auxiliar na recomposição de receitas necessárias para manter o funcionamento da Instituição”, disse o Reitor Gildásio Guedes.

reuniaospu-11_1.jpg

Diretor Administrativo da UFPI, Alberto Dias

A ideia do projeto foi apresentada pelo Diretor Administrativo da UFPI, Alberto Dias, que destacou as dificuldades financeiras da Instituição com a queda sucessiva de repasses pelo Governo Federal desde 2015. Ele detalhou que a intenção é alugar 27 lotes de 20 X 50m para estabelecimentos comercias e prestadores de serviço de pequeno porte, além de 10 lotes de 50 x 50m para uso por empresas e prestadores de médio porte.

reuniaospu-41_1.jpg

Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales

Para o Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales, o projeto de loteamento dos terrenos é um caminho viável para Universidade enfrentar a contração de recursos. “Nosso projeto é possível; socialmente é interessante, porque isso vai se reverter em geração de emprego e renda; e é vantajoso para a União, que está com essas terras paradas”, avaliou ele.

reuniaospu-46_1.jpg

Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Fenelon Rocha

A região dos terrenos a serem alugados se integra à área onde a UFPI planeja a construção do Parque Tecnológico de Teresina, outra iniciativa da Instituição para fomentar o desenvolvimento regional e a geração de empregos. O Projeto do Parque Tecnológico também foi apresentado ao Superintendente do Patrimônio da União no Piauí e, igualmente à iniciativa da locação dos terrenos, recebeu apoio do titular da SPU no estado.

reuniaospu-5_1.jpg

Superintendente do Patrimônio da União no Piauí, Marcelo Morais

“As áreas (tanto para alugar como a do Parque Tecnológico) serão sim destinadas à UFPI e se for preciso faço articulação em Brasília para concretizar o que estamos tratando nessa reunião. Somos parceiros de instituição federais como a UFPI e estamos ao lado de iniciativas que garantam o bom uso das terras da União, que hoje, paradas, estão sob risco de uso irregular.”, disse Marcelo Morais.

reuniaospu-7_1.jpg

A reunião contou também com a participação do Engenheiro Antônio Mastrângelo, da Prefeitura Universitária; e de demais representantes da SPU-PI, o engenheiro Marcos Senna, o administrador Lúcio de Pádua Reis, e o auditor Renato Rubens da Costa.