Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes apresenta em reunião projeto para auxiliar sustentabilidade financeira da UFPI
Início do conteúdo da página

Reitor Gildásio Guedes apresenta em reunião projeto para auxiliar sustentabilidade financeira da UFPI

Imprimir
Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 10h49

reuniaospu-18_1.jpg

Reitor Gildásio Guedes e o Superintendente do Patrimônio da União no Piauí, Marcelo Morais

O Reitor Gildásio Guedes apresentou nesta quarta (28/07) ao Superintendente do Patrimônio da União no Piauí, Marcelo Morais, um projeto para auxiliar a sustentabilidade financeira da UFPI e incentivar o empreendedorismo na Região da Socopo em Teresina. A reunião ocorreu no Salão Nobre da Reitoria e contou com presença do vice-reitor Viriato Campelo e do Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales.

WhatsApp_Image_2021-07-28_at_11.44.06.jpeg

Faixa comercial local aponta espaços que podem ser alugados pela UFPI

O projeto estabelece a utilização de terrenos cedidos à UFPI, na extensão da nova Avenida Ulisses Marques, na Região da Socopo, para serem locados a empresas e o valor dos aluguéis gerar receitas à UFPI para auxiliar nas despesas de manutenção da Universidade. Os terrenos se estendem ao longo de 700 metros da nova avenida. A região deve sofrer hipervalorização com o término das obras da Avenida e a conclusão da nova ponte sobre o Rio Poti que irá ligar o Bairro Água Mineral à UFPI.

reuniaospu-35_1.jpg

Reitor Gildásio Guedes

“Esse projeto é uma iniciativa da Universidade para auxiliar na recomposição de receitas necessárias para manter o funcionamento da Instituição”, disse o Reitor Gildásio Guedes.

reuniaospu-11_1.jpg

Diretor Administrativo da UFPI, Alberto Dias

A ideia do projeto foi apresentada pelo Diretor Administrativo da UFPI, Alberto Dias, que destacou as dificuldades financeiras da Instituição com a queda sucessiva de repasses pelo Governo Federal desde 2015. Ele detalhou que a intenção é alugar 27 lotes de 20 X 50m para estabelecimentos comercias e prestadores de serviço de pequeno porte, além de 10 lotes de 50 x 50m para uso por empresas e prestadores de médio porte.

reuniaospu-41_1.jpg

Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales

Para o Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales, o projeto de loteamento dos terrenos é um caminho viável para Universidade enfrentar a contração de recursos. “Nosso projeto é possível; socialmente é interessante, porque isso vai se reverter em geração de emprego e renda; e é vantajoso para a União, que está com essas terras paradas”, avaliou ele.

reuniaospu-46_1.jpg

Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Fenelon Rocha

A região dos terrenos a serem alugados se integra à área onde a UFPI planeja a construção do Parque Tecnológico de Teresina, outra iniciativa da Instituição para fomentar o desenvolvimento regional e a geração de empregos. O Projeto do Parque Tecnológico também foi apresentado ao Superintendente do Patrimônio da União no Piauí e, igualmente à iniciativa da locação dos terrenos, recebeu apoio do titular da SPU no estado.

reuniaospu-5_1.jpg

Superintendente do Patrimônio da União no Piauí, Marcelo Morais

“As áreas (tanto para alugar como a do Parque Tecnológico) serão sim destinadas à UFPI e se for preciso faço articulação em Brasília para concretizar o que estamos tratando nessa reunião. Somos parceiros de instituição federais como a UFPI e estamos ao lado de iniciativas que garantam o bom uso das terras da União, que hoje, paradas, estão sob risco de uso irregular.”, disse Marcelo Morais.

reuniaospu-7_1.jpg

A reunião contou também com a participação do Engenheiro Antônio Mastrângelo, da Prefeitura Universitária; e de demais representantes da SPU-PI, o engenheiro Marcos Senna, o administrador Lúcio de Pádua Reis, e o auditor Renato Rubens da Costa.

Fim do conteúdo da página