UNA-SUS/UFPI e Nuepes realizam Webinário “Estratégias para a Redução da Mortalidade Materna”

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 16h15

WhatsApp_Image_2021-07-12_at_10.39.28.jpeg

Verônica Abdala, Lis Marinho, Bremen de Mucio e Diego Gonzalez durante o webinário

Na manhã desta segunda-feira (12) a partir das 9h, por meio do canal Nuepes Não a Mortalidade Materna no Youtube, ocorreu o Webinário “Estratégias para a Redução da Mortalidade Materna”. Um evento organizado pela Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI) com diversas parcerias.

Sob a coordenação de Verônica Abdala, Gerente de Serviços e Fontes de Informação na BIREME/OPAS/OMS, o evento que marca a saúde da gestante em especial no Piauí foi iniciado com a presença e fala do Vice-Reitor, Viriato Campelo, que fez as honrarias em nome da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Esse projeto está na pauta da universidade, porque é de maior importância para o enfrentamento da mortalidade materna. Principalmente aqui no estado do Piauí onde já foi mostrado, em outras oportunidades situações críticas perante essas questões.”

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMES-PI),  a Vice-Presidente Leopoldina Cipriano, afirma que voltar a esses aspectos é fortalecer a atenção primária em saúde. “Reconhecemos as inúmeras fragilidades que o COSEMES tem em estar executando essa política, os inúmeros desafios, então, poder participar desse evento é de extrema importância para que possamos conhecer um pouco mais da realidade dessas pessoas, os desafios e o que fazer para reduzir a mortalidade materna nos municípios do Piauí”.

Uma grande colaboradora dessas palestras sem dúvida, é a professora Regina Aguiar, de Minas Gerais-MG. “Tem sido um belíssimo aprendizado, e eu fico feliz em considerar que sou uma parceira também no Piauí nessa luta que é de todos nós brasileiros da América Latina por uma vida mais digna para as mulheres e para que a gestação seja um momento de vida e não de morte”,  Relata.

De acordo com a Coordenadora de Saúde da Mulher do Estado do Piauí, Maria Auzeni Moura Fé, o debate é de extrema importância para a sociedade. “É um prazer estar aqui discutindo sobre mortalidade materna, um grande problema de saúde pública, esse ano com a pandemia a situação se agravou, hoje, no estado nós estamos com 36 óbitos maternos, entre estes 15 são por COVID-19, e agora iremos iniciar a vacinação das gestantes, com isso esperamos que essa redução de mortalidade pelo coronavírus não diria ser evitada cem porcento, mas sim minimizar essa porcentagem.”

As apresentações começaram pelo palestrante e professor Bremen de Mucio do Centro Latino Americano de Perinatologia em Saúde da Mulher e Reprodutiva da Organização Panamericana da Saúde (CLAP), que trabalha gerando e difundindo conhecimento científico e tecnológico, melhorando a atenção da saúde das mulheres. “Procuramos fazer de tudo para melhorar a qualidade de atendimento à saúde da mulher, através de desenvolvimento de planos de ação à saúde das mesmas, as gestantes e os adolescentes.”

Segundo Joselma Maria Oliveira diretora da organização hospitalar do estado do Piauí este momento de suma importância e grande relevância para se levar a discussão qualificada. “Vamos sempre buscando apoio e estudando realmente as estratégias mais adequadas para essa redução da mortalidade materna no Piauí, a secretária de saúde do estado está aberta a participar de projetos para ajudar na qualificação da rede materna, para agregar ainda mais no atendimento gestacional”,  falou a diretora.

Sobre o conhecimento de estratégias científicas para prevenir a morte de gestante o doutor Diego Gonzalez, diretor da BIREME, frisou na disseminação do conhecimento sobre o óbito de gestantes e a agenda 2030. A saúde materna é um tema prioritário, e é um dos objetivos de desenvolvimento do milênio, é um compromisso a nível global.

A redução da mortalidade Materna é um desafio e cabe a todos os cidadãos lutar para isso. A professora Lis Marinho agradeceu a parceria da BIREME, do COESEMES e também com o CLAP. “Estamos saindo dos muros acadêmicos e saindo até a ponta, pois acreditamos que só assim conseguimos mudar a realidade, no momento em que estamos a frente do NUEPES e do mestrado profissional em saúde da mulher, nós nos responsabilizamos por este grande desafio que é a redução de mortalidade materna.” Afirma a professora.

O evento terminou às 11h e 30 min, e está disponível para visualização no canal da NUEPES.